99Pay distribui 100 mil bolsas de educação financeira

O curso é gratuito, via WhatsApp, e tem como público-alvo as pessoas das classes C e D
99Pay distribui bolsa para educação financeira. Crédito-freepik
Crédito: Freepik

A 99Pay começa a oferecer 100 mil bolsas para um curso de educação financeira lançado em parceria com a Barkus, edtech brasileira. O curso tem como público-alvo as pessoas das classes C e D, para que possam aprender a lidar melhor com o próprio dinheiro, sair do endividamento e conhecer princípios de investimento, tudo de forma didática e gratuita via WhatsApp.

Neste projeto piloto da 99Pay, o curso será disponibilizado aos usuários da 99 que vivem nas periferias da cidade de São Paulo. As regiões foram selecionadas a partir de geolocalização, utilizando como base os dados do Censo de 2010, que divide o município em quatro quadrantes de renda. O objetivo é disponibilizar conteúdo e conhecimento que atendam às necessidades das classes C e D, as mais afetadas
pelo atual cenário macroeconômico.

O conteúdo da trilha de educação financeira é composto por vídeos, imagens e as próprias mensagens de WhatsApp e possui quatro fases que ajudam a desenvolver diferentes habilidades. A primeira mostra ferramentas e formas de organizar o orçamento pessoal e familiar a partir das necessidades individuais e do autoconhecimento para o consumo. Na segunda trilha, o usuário recebe informações de como fazer uso inteligente do crédito. Em seguida, o curso disponibiliza orientação sobre as diferentes formas de investimento para aumentar a
renda, reduzir impactos inflacionários e criar uma reserva de emergência. A última fase apresenta uma introdução ao mercado de criptomoedas explicando como, a partir da tecnologia de blockchain, os criptoativos também são um universo ao
alcance de todos.

O material do curso é compartilhado via WhatsApp e ministrado pela Iara, a inteligência artificial da Barkus que cria identidade com o público, trazendo exemplos do cotidiano e assuntos que permitem lidar com a vida financeira de maneira simples, direta e objetiva. Ao final das quatro trilhas, os usuários recebem o certificado de conclusão da Barkus, além de descontos para corridas na 99.

O curso gratuito e disponibilizado no WhatsApp conecta com a proposta da 99Pay e da Barkus de facilitar cada vez mais o acesso aos usuários. “Nossa robozinha tem espírito jovem, é empática e bem humorada. Tudo isso não é por acaso. Um estudo divulgado pelo Datafolha em 2020 mostrou que 73% dos brasileiros procuram alguma pessoa íntima, como familiar ou amigo, quando precisa de ajuda nas decisões financeiras. Por isso, para resolver o problema da educação financeira no Brasil, precisamos de soluções acessíveis que criem intimidade com os usuários. A
Iara, aquela amiga próxima do Whatsapp, vem para traduzir o mundo das finanças para gente como a gente”, explica Isa Lodi, Product Owner na Barkus.

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1900