74,4% mudariam de operadora se franquia na banda larga fixa fosse implantada
Os consumidores de internet banda larga estão cada vez mais insatisfeitos com suas operadoras, principalmente em função dos custos. De acordo com novo estudo Telecom da CVA Solutions, 74,5% dos entrevistados mudariam de operadora se fosse mais simples e 74,4% dizem que vão mudar de operadora caso seja implantado o limite de acesso ao final da franquia de dados na bana larga fixa.
E não importa como seria a limitação. A reação seria a mesma para corte do acesso ao fim da franquia, diminuição da velocidade ou cobrança de taxa adicional ao estourar a quantidade contratada de dados. A maioria (mais de 60%) dos usuários de internet assiste a filmes e realiza outras atividades que demandam grande fluxo de dados.
No caso de TV por assinatura, 75,9% dizem que mudariam de marca se fosse mais simples, especialmente em busca de menores custos, e 11,5% informam que já cancelaram a assinatura para usar apenas Netflix e TV aberta.
O novo estudo da CVA Solutions, finalizado em maio, ouviu cerca de 5 mil usuários de todo o país. O foco da pesquisa recaiu sobre o comportamento do consumidor em relação aos chamados “combos” – compostos por Internet Banda Larga, TV por Assinatura e Telefonia Fixa.
“Diminuiu o nível de problemas com os serviços, mas aumentou a insatisfação com os custos. Isso está abrindo espaço para as operadoras de internet pequenas, como a Via Rádio, e possibilitando planos para cortar a TV por assinatura e substituí-la pelo Netflix e TV aberta. Já os telefones fixos estão em queda expressiva. Eles só se sustentam dentro dos combos”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.