5G completa dois anos no Brasil

Atualmente, o sinal do 5G está ativo em pelo menos 589 cidades. A cobertura média é de 45% e 28 milhões de usuários têm celular com essa tecnologia.

5G completa dois anos Brasil

O Brasil completou dois anos do início da implantação do 5G no dia 6 de julho. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerando as faixas de frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz, mais de 810 municípios fazem parte do sistema e o sinal da tecnologia está ativo para pelo menos 589 cidades. A cobertura média é de 45% e os usuários com celular que permite se conectar à internet com a nova tecnologia somam 28 milhões.

A previsão, de acordo com o edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada em 2021, é que todos os 5.570 municípios do país tenham o sinal até o final de 2029. Até o final deste mês, o cronograma da Anatel estabelece a ampliação de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal para que haja, no mínimo, uma antena para cada 30 mil habitantes.

“Esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G. A cobertura nas cidades ativas aumenta a cada mês com acompanhamento da agência, bem como áreas de sombras são constantemente mapeadas para compor novas políticas públicas e prever investimentos em futuros leilões”, diz a Anatel.

Estações licenciadas

Em termos de estações rádio base na faixa de 3.5 GHz em capitais, já são 21.341 licenciadas, três vezes mais que o número estabelecido pelo edital de licitação (6.402). Com isso, segundo os dados apresentados pela Anatel, há uma densidade de 4,16 estações para cada 30 mil habitantes, enquanto a meta do edital exigia 1,25.

Celulares 5G

Os dados da Anatel mostram ainda o crescimento do número de consumidores no Brasil que utilizam a tecnologia 5G no celular. Atualmente, são 28 milhões de pessoas, número que representa o triplo que aparelhos ativos para a tecnologia há um ano.

Ao mesmo tempo, cresce a quantidade de modelos de telefones 5G homologados pela agência. Hoje eles somam 195, sendo que 70 foram homologados este ano. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10667