2,6 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à internet no mundo, aponta a UIT

Número representa melhora frente os 2,7 bilhões de desconectados de 2022, mas UIT diz que neste ritmo não será possível atingir meta de universalização global até 2030

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) atualizou hoje, 12, seus dados anuais de conectividade. A agência da ONU afirma que houve redução da população desconectada no mundo, mas que há ainda muito a ser feito. Por isso, pede aos governos medidas para acelerar a inclusão digital de quem está fora da internet.

Os dados indicam que há 2,6 bilhões de pessoas não conectadas no planeta. Isso representa 33% da população global. Em 2022, eram 2,7 bilhões de pessoas sem conexão. Atualmente, 5,4 bilhões de pessoas estão online.

“Esta melhora na conectividade é um passo na direção correta, e mais um passo no sentido de não deixar ninguém para trás, como preconizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, falou a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin. “Não descansaremos enquanto uma conectividade significativas não for a realidade de todos, em todo lugar”, acrescentou.

Os dados apontam que o crescimento da conectividade está se dando nos países de baixa renda. Nestes locais, a quantidade de usuários cresceu 17% na comparação ano a ano. No entanto, menos de um terço das pessoas destes países estão na internet, observa o relatório.

O material afirma também que o pico de expansão da conectividade no mundo visto em 2020, resultado da pandemia de Covid-19, teve curta duração. As tendências atuais indicam que não será possível atingir a universalização de acesso significativo à internet até 2030, afirma a UIT.

Para chegar à meta, a agência sugere investimentos em infraestrutura, mas também na capacidade de as pessoas consumirem os serviços e no desenvolvimento de habilidades digitais. Por isso a UIT incentiva que seus integrantes desenvolvam planos que prevejam não apenas a expansão das redes, como também políticas de incentivo ao consumo e de letramento digital.

Segundo a UIT, os dados detalhados por país serão publicados nas próximas semanas.

 

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4234