140 milhões de brasileiros terão acesso ao 5G neste semestre, afirma Anatel
A implantação da tecnologia móvel 5G avança a velocidade de quinta geração no país e em breve alcançará 140 milhões de potenciais usuários. Em reunião hoje, 24, na Anatel do Gaispi – grupo da Anatel que supervisiona a limpeza do espectro de 3,5 GHz para a chegada do 5G – decidiu-se pela ampliação para mais 78 cidades que receberão o 5G para além do que especificava o edital, porque a limpeza da frequência de 3,5 GHz está bem encaminhada.
Segundo o coordenador do grupo, e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, com as medidas tomadas até agora, constata-se que até o dia 30 de junho 1.610 municípios brasileiros estarão com o 5G disponível.
[quote cite=’Moisés Moreira, conselheiro da Anatel’]” Estarão liberadas 20% das cidades brasileiras, que congregam 66% da população. Serão 140 milhões de brasileiros com acesso ao 5G”[/quote]
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Além da limpeza da faixa que antes era ocupada pelos canais de TV aberta e a distribuição de Kits de recepção dos canais de TV que tiveram que ser transferidos para outro pedaço do espectro radioelétrico para a população de baixa renda, Moreira informou que as demais obrigações do leilão também estão com o cronograma em dia.
A distribuição dos kits de acesso aos novos sinais de TV continua bem abaixo das projeções iniciais, em uma demonstração inequívoca de que o número de TVs abertas que se utilizam de antenas parabólicas no país era super estimado pelo segmento de radiodifusão. Conforme o balanço divulgado pelo Ministério das Comunicações na semana passada, cerca de 25 mil famílias receberam o kit de TVRO destinado a usuários de parabólica, para limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Esse número de beneficiados representa 1,8% do que estava previsto inicialmente, de 1,3 milhão de domicílios.
Rede Privativa
No caso da construção da rede privativa, a empresa Siga Antenado (empresa constituída pelas operadoras de celular que compraram as frequências do leilão do 5G), responsável para colocar em pé todas as obrigações da licitação, já lançou para o mercado alguns pedidos de compra (RFP – ou ” request for proposal”) e aguarda agora orientação do novo governo sobre como deverá ser o formato da rede móvel do Distrito Federal e quais os órgãos da administração pública que integrarão essa rede segura, a ser operada pela Telebras, conforme o decreto do governo anterior publicado no final do ano passado.
Confira abaixo as cidades cuja ativação do 5G foi liberada a partir de hoje:
Estado de São Paulo
Alumínio
Araçoiaba Da Serra
Arujá
Barueri
Caieiras
Cajamar
Carapicuíba
Cotia
Cravinhos
Embu Das Artes
Embu-Guaçu
Ferraz De Vasconcelos
Francisco Morato
Franco Da Rocha
Guararema
Hortolândia
Indaiatuba
Itapecerica Da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Itu
Itupeva
Jacareí
Jaguariúna
Jambeiro
Jandira
Mairinque
Mairiporã
Mauá
Mogi Das Cruzes
Monte Mor
Pirapora Do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande Da Serra
Santa Isabel
Santana De Parnaíba
São Lourenço Da Serra
Serrana
Sumaré
Suzano
Taboão Da Serra
Valinhos
Vargem Grande Paulista
Votorantim
Estado de Minas Gerais
Betim
Chácara
Coronel Pacheco
Ibirité
Igarapé
Mário Campos
Matias Barbosa
Ribeirão das Neves
São Joaquim de Bicas
Sarzedo
Estado de Santa Catarina
Araquari
Balneário Barra do Sul
Garuva
Guaramirim
Schroeder
Estado do Pará
Benevides
Marituba
Santa Bárbara do Pará
Santa Izabel do Pará
Estado do Espírito Santo
Cariacica
Fundão
Guarapari
Viana
Rio Grande do Sul
Farroupilha
Flores da Cunha
São Marcos
Estado do Paraná
Ibiporã
Tamarana
Estado de Pernambuco
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Estado do Rio de Janeiro
Japeri
Queimados
Estado da Bahia
São Gonçalo dos Campos