Yahsat e Hughes formam joint venture de banda larga satelital

Empreendimento vai levar acesso a países da África, do Oriente Médio e do sudoeste da Ásia

A operadora de satélite Yahsat e a Hughes Network Systems vão formar uma joint venture para vender serviços de internet via satélite em banda Ka da Yahsat (YahClick) em toda a África, Oriente Médio e sudoeste da Ásia.

O acordo prevê uso da capacidade dos satélites Al Yah 2 e Al Yah 3 (também usado para cobrir o Brasil), enquanto a Hughes fornece o Sistema Jupiter, personalizado para entrega de conectividade de alto rendimento (HTS).

A joint venture consolida o modelo de cooperação existente entre as empresas na África, no Oriente Médio e no sudoeste da Ásia, e não inclui as operações da Yahsat no Brasil que continuam autônomas e sob a gestão da sua subsidiária brasileira.

A operação no Brasil utiliza o satélite Al Yah 3 que possui capacidade dedicada ao Brasil com cobertura de mais de 95% da população e distribuída em cerca de 5.000 cidades brasileiras.

Em terra, a Yahsat possui dois teleportos, localizados em Hortolândia e Jaguariúna, cidades do interior paulista, que conectam localmente todos os seus clientes à internet. A Yahsat iniciou a prestação de serviços no segmento de atacado em julho de 2018 e está na finalização dos testes de campo para ampliar a oferta de serviços para o mercado de varejo ainda este ano.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11019