XP lança faculdade com graduação a custo zero

Além dos cursos de graduação, a faculdade XP oferece MBAs e lança uma plataforma moderna de Bootcamps e cursos livres por assinatura.
XP lança faculdade com graduação a custo zero - Crédito: Divulgação
Paulo de Tarso, CEO da XP Educação – Crédito: Divulgação

Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, a XP Educação, braço educacional da XP Inc., acaba de anunciar a faculdade XP, que nasce com uma metodologia inovadora e diferente do padrão de mercado. Todos os alunos de graduação terão mensalidade zero durante todo o curso. Neste primeiro momento, serão cinco diferentes cursos focados em tecnologia (Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética) com um total de 400 alunos em seu primeiro edital.

“Nosso sonho grande é ser a referência em educação de alta qualidade no universo de tecnologia, inovação e negócios, criando um verdadeiro ecossistema educacional. Uma aceleradora de carreiras que entrega os profissionais já preparados para os desafios da nova economia digital”, afirma Paulo de Tarso, CEO da XP Educação.

Segundo o executivo, a criação da faculdade teve como referência o conceito de “employer university” (universidade conectada a empresa, em tradução livre), uma metodologia que tem tido muito sucesso em países como EUA, Alemanha e Áustria. “Na prática, estamos trazendo para o mercado financeiro e de tecnologia do Brasil uma tendência das principais empresas do mundo digital, como Google e Amazon, que encontravam muita dificuldade na busca de talentos já prontos para as necessidades do dia a dia de trabalho, e começaram a desenvolver suas próprias escolas de graduação”, explica Paulo de Tarso.

“Hoje, um dos maiores problemas corporativos é a falta de profissionais recém-formados realmente capacitados para a realidade de trabalho. Queremos revolucionar a lógica do Ensino Superior, criando soluções educacionais que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que promovam o desenvolvimento dos alunos, entregando para o mercado pessoas muito mais preparadas para fazerem a diferença no ecossistema dos negócios”, completa.

MBAs e cursos livres

Além da graduação, a XP Educação anuncia outras novidades no universo de pós e cursos livres. A grade de MBAs foi ampliada e passa a oferecer mais de 20 cursos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo dois novos cursos: Ciência de dados para profissionais de Finanças e Customer Experience (CX) / Customer Sucess (CS).

Diferentemente da graduação, os MBAs serão pagos. “Aqui, o objetivo é oferecer para quem já é formado a possibilidade de uma especialização de altíssimo nível de qualidade, com aulas ministradas por alguns dos maiores e mais bem sucedidos empreendedores e empresários do país”, explica Paulo de Tarso. A meta da XP Educação, com os novos MBAs, é saltar dos atuais 3 mil alunos para cerca de 10 mil até o fim do ano.

No campo dos cursos livres, a XP Educação também inova e lança uma nova e moderna plataforma composta por Bootcamps (44 modalidades disponíveis nas áreas de tecnologia e inovação) – formato de aprendizado prático e imersivo para formar skills e habilidades técnicas para o mercado mais rápido que o ensino tradicional, principalmente para quem procura atualização curricular de qualidade –, e mais 35 cursos livres na área de finanças.

A plataforma fica disponível por meio de assinatura, em que o estudante paga uma mensalidade de R$ 65,00 e tem acesso a todos os cursos disponíveis. Do ponto de vista do modelo de estudo, o sistema foi totalmente desenvolvido para criar um ambiente virtual amigável e de fácil navegabilidade, no qual o estudante escolhe, com apenas um clique, quais cursos deseja inserir em seu portfólio de estudos.

Como assinante, o aluno pode se matricular em diferentes cursos simultaneamente e acessar os conteúdos diariamente. Além disso, os assinantes têm acesso ao Radar de Oportunidades, em que poderão se candidatar a vagas em tecnologia disponibilizadas por grandes players da área de tecnologia”, completa. A expectativa da escola é ter mais de 10 mil assinantes da plataforma até o fim do ano.

(com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1785