WiFi 7 pode chegar ao mercado em dois anos
Enquanto o WiFi 6/ 6E se tornou um dos mais lançamentos mais rápidos e bem sucedidos na história dessa tecnologia, especialistas estimam que o WiFi 7 poderá estar disponível mundialmente em dois a três anos. Previsão feita pela Maravedis Wireless Infrastructure Analysts é de que a regulamentação da IEEE estará disponível em maio de 2024 com sua comercialização sendo iniciada para valer a partir do ano seguinte.
Mas sua adoção poderá ser ainda mais rápida. Levantamento da WBA Annual Industry Report 2023 mostra que 33% das operadoras, fornecedores e empresas têm planos de lançar essa tecnologia até o final do próximo ano. Essa mesma pesquisa revela que o WiFi 6E se tornou padrão com 53% dos pesquisados afirmando que já adotaram a tecnologia e 44% com planos de implementação em 12 a 18 meses.
O WiFi 7 foi projetado para explorar toda a largura de banda com recursos que incluem canais de 320 MHz, real agregação de portadora de camada 2 e coordenalção multi-AP. De acordo com a Maravedis, os chipsets já estão disponíveis há vários meses e os roteadores deverão ter seus lançamentos acelerados no próximo ano. Há ainda a expectativa de que telefones WiFi 7 serão apresentados no Mobile World Congress de 2023. Os primeiros testes deverão ter início também no próximo ano.
Sucesso do Wi-Fi 6
A Maravedis consagra o WiFi 6/6E como a adoção mais rápida e bem sucedida dessa tecnologia. Em dois anos, o ecossistema do produto atingiu 500 milhões de devices. A previsão é de que ele mantenha essa curva de crescimento em 2023 mesmo com instabilidades globais na economia e guiado pela habilidade de acessar espectros adicionais, como com o 6E.
Atualmente, 55 países abriram total ou parcialmente banda de 6 GHz para o uso do WiFi 6 e seis países estão considerando fazer o mesmo. O impulso para essa expansão provêm da forte pressão por tráfico de dados, principalmente vídeo.
Para a consultoria, a fibra óptica continuará a crescer no próximo ano nos mercados mais desenvolvidos criando a necessidade de upgrade das redes domésticas WiFi para trafegar esse aumento de banda até o device.
Suprimentos
A Maravedis também acredita que os desafios da cadeia de suprimentos para comutadores e pontos de acesso de 2022 permanecerão no próximo ano. Isso ocorre em função de problemas geopolíticos, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, tem reflexos ainda com a falta de matéria prima e aumentos do combustível e energia. Os recentes bloqueios da China devem contribuir para a incerteza nessa área.
Mesmo assim, a Maravedis acredita que o atendimento a carteira de pedidos diminuirá de cinco a seis meses para dois a três meses e até o final de 2023 poderá chegar a seis semanas. Isso permanecendo o cenário atual e sem nenhum novo obstáculo interrompendo novamente a cadeia de suprimentos.
No Brasil a Anatel aprovou recentemente ajustes na faixa de 6 GHz para preservar o WiFi 6E. A decisão faz parte do novo Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequência no Brasil (PDFF),