WDC aluga roteadores Wi-Fi 6 da Huawei para provedores de internet

Modalidade “as a service” permite que provedores tenham acesso aos equipamentos de redes sem fio da Huawei em contratos de até cinco anos
WDC aluga roteadores Huawei de WiFi 6 para provedores de internet
WDC tem parceria com a Huawei para fornecer roteadores de WiFi 6 no modelo “as a service” (crédito: WDC Networks/Divulgação)

A Huawei e a WDC Networks têm uma novidade bastante interessante para os provedores de serviços de internet (ISPs) interessados em aperfeiçoar as operações, ganhar competitividade e atender às necessidades dos clientes. Em parceria, as empresas agora fornecem roteadores WiFi 6 por meio de um modelo de “aluguel”, que facilita a aquisição por prestadores de todos os portes, inclusive pequenas empresas.

Em linhas gerais, com base em um acordo recém-assinado, a WDC passa a distribuir, com exclusividade na modalidade, os roteadores da marca em todo o território nacional na campanha “Huawei as a service” (Huawei como um serviço, em tradução livre do inglês) – também conhecida como HaaS.

Dessa forma, os ISPs podem ter acesso aos dispositivos de referência no mercado em um modelo de locação, abrindo porta para as empresas que não conseguiram adquirir pelo preço de compra, ou simplesmente buscam flexibilidade para o negócio. Na prática, além da condição facilitada de pagamento, a operação prevê deduções fiscais, pensadas especificamente para os provedores.

A modalidade também diminui a necessidade de grandes desembolsos por parte dos prestadores de banda larga, uma vez que a locação funciona com uma espécie de mensalidade, dispensando a necessidade de captação de empréstimo para comprar amplos volumes de roteadores.

“A locação prevê a contratação do serviço por até 60 meses, com um pagamento mensal. Para o provedor, é um grande diferencial, porque já consegue pôr o equipamento em uso assim que o recebe, enquanto vai se capitalizando e expandindo a sua base de clientes”, explica Patrícia Cocozza, diretora de Parceria de Negócios da WDC Networks.

Atualização de portfólio

A oferta de locação de roteadores também foi pensada como forma de favorecer a atualização tecnológica dos provedores, já que inclui diversos modelos da Huawei (saiba mais sobre os equipamentos disponíveis abaixo). De forma prática, durante o período de contratação do serviço, os ISPs podem substituir os aparelhos alugados por modelos mais modernos, conforme a necessidade dos clientes.

Do ponto de vista operacional, isso flexibiliza a gestão dos estoques, além de contribuir para o fornecimento de planos de banda larga mais robustos, conforme a crescente demanda por conexões mais velozes, estáveis e com capacidade para suportar um número maior de dispositivos conectados simultaneamente.

Patrícia Cocozza, diretora de Parceria de Negócios da WDC Networks
Patrícia Cocozza, diretora de Parceria de Negócios da WDC Networks (crédito: WDC Networks/Divulgação)

“A atualização é essencial para os provedores. Eles precisam fazer muitas otimizações de infraestrutura, e justamente esse formato ‘as a service’ viabiliza os investimentos, porque as empresas de banda larga não têm acesso facilitado ao crédito em grandes instituições financeiras”, ressalta Patrícia.

A diretora da WDC conta que a oferta “as a service” foi elaborada para favorecer todas as partes. A Huawei acredita no potencial de crescimento dos provedores brasileiros, enquanto a WDC, que já está há mais de 20 anos no mercado, pode ofertar peças em locação para todos os cantos do país.

“A Huawei sempre foi o sonho de qualquer provedor. E o modelo de negócios da WDC, por meio do pagamento de mensalidade, viabiliza o acesso deles à marca”, resume a executiva.

Roteadores a pronta entrega

Atuando como distribuidora oficial da Huawei no Brasil, a WDC tem acesso aos principais produtos da marca, com pronta entrega, inclusive para as regiões mais distantes dos grandes centros.

Pelo modelo de locação, os ISPs podem incrementar os seus serviços com roteadores WiFi 6 adequados para todos os planos de banda larga e demandas dos usuários. O portfólio da parceria inclui o HUWAEI WiFi AX2, modelo de entrada ideal para velocidades rápidas e com cobertura de sinal abrangente.

A distribuidora também oferece o HUAWEI WiFi AX2S. O roteador campeão de vendas no País fornece velocidades de até 1,5 Gbps, suportando até 128 dispositivos conectados simultaneamente. Também acompanha antenas projetadas para reduzir ao mínimo possível eventuais interferências, fortalecendo a rede sem fio.

O grande destaque da parceria não poderia ser outro senão o HUAWEI WiFi AX3S. Lançado em dezembro de 2023, o aparelho é o mais indicado para planos de banda larga de 1 Gbps, cada vez mais demandados no País. O equipamento tem taxa de transmissão de até 3.000 Mbps e funciona com o WiFi 6 tanto na banda de 2,4 GHz quanto na de 5 GHz.

O novo lançamento também se destaca por ser compatível com o protocolo EasyMesh, que permite criar redes mesh com equipamentos de outros fornecedores que suportem o mesmo algoritmo. Ele ainda conta com tecnologias para gestão inteligente do sinal (evitando congestionamento da rede e reduzindo o tempo de carregamento de páginas de internet e aplicações que requerem transmissão de dados mais intensa), sistema de proteção contra invasões (HUAWEI HomeSec) e ferramenta de configuração em lote (HiConfig), que traz muito mais eficiência para os ISPs na alocação do equipamento na casa do usuário final.

“A possibilidade de fazer o gerenciamento a distância também é um diferencial interessante para os provedores”, afirma Patrícia. “Além disso, o aparelho suporta facilmente serviços que exigem muito da banda larga, como o streaming, e é mais preparado para uma conectividade mais ramificada”, complementa. Ou seja, o aparelho também dá conta das aplicações de casa inteligente.

Para saber mais sobre a oferta “Huawei as a service”, visite o site da WDC Networks e conheça esses e outros roteadores da Huawei em seu site oficial.

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10578