Vivo Ventures investe US$ 5 milhões na startup CRMBonus

Com o aporte, operadora busca avançar em estratégias de retenção, engajamento e atração de clientes; investimento é o quinto feito pelo fundo de venture capital da Vivo
Vivo Ventures anuncia investimento de US$ 5 milhões na CRMBonus
Vivo Ventures investe na CRMBonus visando estratégias de retenção de clientes (crédito: Freepik)

A Vivo Ventures, braço de Corporate Venture Capital (CVC) da Vivo, anunciou, nesta quinta-feira, 27, o investimento de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 27,5 milhões) na CRMBonus, plataforma que usa Inteligência Artificial (IA) para aperfeiçoar as relações entre empresas e clientes. O movimento inclui a aquisição de uma participação acionária minoritária.

Em comunicado, a unidade de investimentos da operadora informou que o aporte ocorre após ter entrado na extensão da rodada de captação série B anunciada em maio pela CRMBonus. A operação, liderada pela Bond Capital e com participação de Valor Capital, totalizou R$ 400 milhões.

Com o aporte, a Vivo busca aprofundar a sua relação com a startup. Desde o início deste ano, a operadora distribui o Vale Bonus, uma das soluções da CRMBonus, a seus clientes. O benefício é uma moeda virtual concedida aos assinantes que fazem recargas ou pagam as faturas em dia. O crédito pode ser usado para pagar, de forma parcial ou integral, por outros produtos e serviços.

A Vivo indicou que, por meio das soluções da startup, buscará avançar em novas estratégias de retenção, engajamento e atração de clientes.

“Esse investimento é uma alavanca para posicionar a Vivo em um outro patamar quando pensamos na relação com nossos clientes e na proposta de valor que queremos oferecer para eles”, diz Rodrigo Gruner, diretor-executivo de Inovação, Novos Negócios e Consumer Electronics da Vivo, em nota. “À medida que a proximidade entre a Vivo e a CRMBonus se intensifica, poderemos construir juntos novas possibilidades para beneficiá-los e surpreendê-los”, acrescenta.

A CRMBonus é mais conhecida por ter popularizado o giftback, estratégia promocional por meio da qual parte do valor gasto é devolvido ao cliente, mas só pode ser usado como crédito na mesma empresa.

Para este ano, a startup projeta uma receita de R$ 240 milhões. Se o montante se confirmar, será um crescimento de dez vezes em comparação com o faturamento total de 2021, quando recebeu o primeiro aporte de recursos. Fundada em 2018, a startup sinaliza que a capitalização concluída neste mês vai permitir escalar os negócios.

“Vamos investir os novos recursos para acelerar nossa expansão e consolidar a CRMBonus como a principal alternativa de solução de crescimento ao modelo das Big Techs”, afirma Alexandre Zolko, fundador e CEO da CRMBonus. “Estamos embarcando cada vez mais Inteligência Artificial em nossas soluções, que, junto do nosso ecossistema de dados, multiplicam a efetividade de nossos produtos”, complementa.

Fundo de investimento

A Vivo Ventures foi fundada em abril de 2022. O fundo de investimento nasceu com caixa de R$ 320 milhões para realizar aportes em até 20 empresas no período de cinco anos. Os alvos são startups na fase “Growth”, preferencialmente rodadas séries A ou B, que tenham soluções que agreguem às atividades da operadora.

O aporte na CRMBonus é o quinto já feito pela Vivo Ventures. Até o momento, 29% do capital do fundo já foi investido. No início deste mês, Phillip Trauer assumiu o comando da unidade.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10622