Vivo lança marketplace de serviços em nuvem

Plataforma Digital da operadora tem produtos da AWS, da Microsoft, da Huawei Cloud. Google Cloud será adicionada nos próximos meses. Vivo também entra no mercado de consultoria em digitalização.

A Vivo Empresas, braço corporativo da Telefônica Brasil, lançou hoje, 26, sua Plataforma Digital. É uma espécie de marketplace que hospedará os principais provedores em serviços de nuvem do mercado, e outros serviços digitais da empresa.

A nova plataforma abriga os serviços Microsoft, como Cloud Azure, Office 365, Dynamics e Windows 10. Também está oferece todo o portfólio Huawei Cloud e Amazon Web Services (AWS). Nos próximos meses, outros provedores de nuvem serão adicionados à plataforma, como o Google Cloud.

Dessa forma, a Vivo espera completar sua migração para um ambiente “multicloud híbrido”, com as melhores tecnologias em nuvem do mercado em uma única plataforma.

Aos clientes, a plataforma dará acesso a relatórios de consumo online com análises sobre custo versus hora, armazenamento, tráfego de saída de rede, dashboards de monitoramento para melhor gestão de recursos, relatórios personalizados, e outros benefícios. Independente do serviço contratado.

“Com a Vivo Plataforma Digital esperamos proporcionar uma experiência 100% online aos nossos clientes, possibilitando contratação facilitada do nosso portfólio digital e entregando também toda uma camada de gerenciamento destes serviços. Tudo isso feito de maneira simples, fácil e intuitiva”, explica Debora Bortolasi, diretora de Marketing, Produtos e Inovação Digitais B2B.

De acordo com Bortolasi, as empresas têm percebido cada vez mais vantagens na utilização dos serviços de nuvem. Entre as quais, redução de custos, retorno de investimentos e maior disponibilidade das aplicações. “Com este modelo se tornando indispensável, é natural que as companhias busquem uma maior gama de provedores, e é isso que entregamos, além de uma camada de gestão e orquestração destas clouds”, complementa Debora.

Consultoria B2B

Além de oferecer as melhores soluções de cloud do mundo, a Vivo passa também a atuar como consultora digital. A operadora acompanhará o processo de digitalização. Dessa forma, vai planejar e implementar a infraestrutura de TI virtualizada ou em nuvem.

O novo negócio foi batizado Gestão TI. Terá equipe própria e exclusiva da Vivo, que atuará como “guru” das empresas durante esse processo de digitalização. A companhia vai orientar a migração para tecnologias que geram mais produtividade, otimização de custos e eficiência. Neste primeiro momento, a novidade estará disponível apenas para operações em cloud pública, privada ou híbrida, evoluindo para operações em Internet das Coisas.

“Esses dois modelos de negócio estimulam a simplicidade, automação e eficiência digital das empresas, com redução de custos operacionais, para que elas possam responder mais rapidamente às mudanças de mercado. Vamos acompanhar essa jornada digital e garantir que a empresa faça uma migração perfeita para a nova arquitetura em cloud com impacto mínimo nas operações”, finaliza Debora.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032