Vivo inaugura loja sustentável em São Paulo

Empresa promete incorporar algumas das iniciativas que renderam o selo de sustentabilidade a outras unidades em 2020.

A Vivo inaugurou nesta sexta-feira, 11, no Shopping VillaLobos, na capital paulista, sua primeira loja nos padrões LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, a primeira da operadora no país a seguir os padrões internacionais da certificação em ponto de venda.

Totalmente concebido no conceito de inovação sustentável, o espaço de 167m² atende a mais de 80 pontos nas nove categorias da certificação ambiental internacional com o objetivo de atingir o selo Platinum.

A experiência sustentável vai desde a redução do consumo de energia, sua compra a partir de fontes renováveis e o uso de mobiliário com certificação ambiental, até a não utilização de papel e copos plásticos. Até o final de outubro, nenhuma das lojas da Vivo utilizará mais copos plásticos. Tintas, selantes e colas usadas na loja possuem baixo ou nenhum índice de Componentes Voláteis Orgânicos (COV) em sua composição reduzindo o cheiro e impactos causados por estes compostos.

Do ponto de vista de energia, a previsão é que a redução do consumo ultrapasse 28% quando comparado com uma loja tradicional. Para isso, foram instalados sistema de automação para controle da iluminação, calibrado para garantir economia e segurança, e equipamentos de ar- condicionado com consumo reduzido de água gelada. A loja também conta com equipamento de recuperação de energia do ar-condicionado. Há sensores de presença e de desligamento automático da iluminação. A geração de energia também é 100% renovável por meio de sistema fotovoltaico e da contratação de energia verde no mercado livre incentivado.

Embora não tenha relação com o LEED, a loja também será ponto de programa de coleta de celulares, carregadores e baterias sem uso, que são destinados à reciclagem de acordo com as normas ambientais. Em 2018, a operadora coletou cinco toneladas de equipamentos, o equivalente e 76,6 mil itens, em suas lojas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032