Vivo e Claro lideram adições de banda larga fixa em fevereiro
A banda larga fixa soma 47,9 milhões de acessos em todo o País até fevereiro deste ano, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O total aponta alta de 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando o serviço contava com 46,1 milhões de assinantes.
Em números absolutos, no intervalo de 12 meses, houve um incremento de 1,8 milhão de clientes.
O painel de acessos, no entanto, indica baixa de 1,4% na comparação de fevereiro em relação a janeiro, mês em que os acessos de internet fixa somavam 48,5 milhões, conforme dados revisados pelo órgão regulador.
Mercado
Os dados mostram que, após ter atingido a marca de 10 milhões de clientes de banda larga fixa em janeiro, a Claro segue aumentando a base de assinantes. Em fevereiro, a líder de mercado ampliou a carteira com a adição de 27 mil clientes (alta mensal de 0,3%), chegando a 10,03 milhões de acessos – desse total, 1,3 milhão são atendidos com a tecnologia de fibra óptica, com a maior parte (8,5 milhões) com o serviço prestado via cabo coaxial.
A Vivo, por sua vez, chegou a 6,79 milhões de assinantes, com a adição de 35,5 mil acessos em fevereiro. A base, com isso, avançou 0,5% na comparação mensal. A marca do Grupo Telefónica lidera quando se observa apenas as conexões de fibra óptica (6,29 milhões), tecnologia que representa 92,6% da sua rede ativa.
Ao contrário das rivais, a Oi perdeu 21,6 mil clientes em fevereiro (baixa mensal de 0,5%). O total de acessos caiu de 4,77 milhões para 4,75 milhões na passagem do primeiro para o segundo mês do ano.
Entre os provedores de serviços de internet (ISPs), a Alloha Fibra chegou a 1,57 milhão de clientes, adicionando 3 mil assinantes em fevereiro. Logo atrás está a Americanet Vero, com 1,34 milhão (a empresa teve cerca de 800 adições no segundo mês do ano).
A base da Brisanet teve o incremento de 10,5 mil acessos, alcançado 1,31 milhão. A Desktop, por sua vez, chegou a 1,03 milhão de assinantes, ampliando a carteira com 10 mil acessos em fevereiro. Nesse mercado, a TIM ficou estável, com 813 mil acessos, enquanto a Unifique ganhou cerca de 3 mil clientes no segundo mês do ano, totalizando 750 mil.
O destaque negativo ficou por conta da Algar. Conforme os dados, a operadora perdeu cerca de 50 mil assinantes em fevereiro, com a base recuando para 760,3 mil.