Vivo dá início à operação de energia solar em Rondônia

Construído pela Helexia, parque solar tem capacidade instalada de 2 megawatts-pico (MWp), o suficiente para abastecer cerca de 2 mil residências na região
Vivo inaugura usina solar em Rolim de Moura, em Rondônia
Usina de energia solar de Rolim de Moura, em Rondônia, vai abastecer operações da Vivo (crédito: Vivo/Divulgação)

A Vivo informou o início das operações da usina de energia solar fotovoltaica em Rolim de Moura, em Rondônia. A unidade, construída pela Helexia, tem capacidade instalada de 2 megawatts-pico (MWp).

Segundo a operadora, a capacidade instalada deve permitir que a usina gere energia renovável equivalente ao abastecimento de cerca de 2 mil residências. Na prática, a eletricidade produzida será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN) e se transformará em crédito para a Vivo, que também observará uma economia em suas faturas de energia.

Além disso, a energia gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia. A expectativa é de que o empreendimento gere empregos na região e sirva de exemplo de ação para o combate às mudanças climáticas.

“Este é mais um importante passo no projeto de geração distribuída da Vivo, que prevê a instalação de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do País”, afirma, em nota, Caio Guimarães, diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo.

O parque solar construído em Rolim de Moura conta com uma previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Assim, a estrutura deve produzir um total de 3 MWp, dos quais o MWp adicional será dedicada ao atendimento de outra empresa. A área para a construção já está pronta e as obras devem começar nos próximos meses.

Em abril, a Vivo e a Helexia inauguraram três usinas solares no Paraná. As unidades abastecem 1,7 mil pontos de consumo da operadora no estado da região Sul.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575