Vivo cria joint venture com a Auren e entra no mercado livre de energia

Acordo prevê a criação de uma comercializadora varejista de soluções em energia renovável focada inicialmente em empresas, com atuação em todo o Brasil

(crédito: Freepik)

A Auren Energia e a Vivo anunciam a assinatura de contrato para a criação de uma joint-venture (JV) focada na comercialização de soluções customizadas em energia renovável em todo o Brasil. O objetivo, afirmas os grupos, é capturar as oportunidades que surgirão com a abertura do mercado livre de energia a partir de 1° de janeiro de 2024.

A JV, em que cada acionista terá 50% de participação, começa a operar no segundo semestre de 2024. A conclusão da operação está sujeita à aprovação prévia do Cade, Aneel e Anatel. A empresa adotará a modalidade de comercialização varejista e contará com equipe própria e independente.

A nova empresa reunirá a experiência de duas das maiores marcas em seus segmentos: a Auren, empresa de comercialização de energia no Brasil resultante da união de ativos de energia da Votorantim e do CPP Investiments, e a Vivo, com mais de 112 milhões de acessos em telecom e uma estratégia de plataforma digital quecada vez mais atua em uma gama de ecossistemas nos segmentos B2C e B2B.

A combinação resulta em uma nova empresa com conhecimento em energia renovável e capilaridade nacional.

“Em alguns anos todas as pessoas e empresas do país poderão escolher seu fornecedor de energia, o que mudará suas exigências quanto a prestação de serviço e atendimento. E a Vivo é uma das marcas do Brasil com mais experiência em relacionar-se com clientes, por isso temos importantes ativos para aportar na JV com a Auren”, afirma Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo.

“Além disso, o anúncio de hoje representa um avanço do nosso posicionamento estratégico como plataforma digital e reforça nosso compromisso com pilares ESG”, completa.

O ano de 2024 será transformador para o mercado livre de energia e exigirá adaptação nos modelos de negócios das empresas do Setor Elétrico para atender um número crescente de consumidores de menor porte e, futuramente, pessoas físicas. A Auren está de olho neste movimento com a parceria. “Por meio da JV, ganhamos ainda mais escala nessa transformação ao adicionar às competências, já presentes na companhia, a capilaridade e acesso aos canais de relacionamento já estabelecidos pelo nosso novo parceiro, a Vivo”, destaca Mario Bertoncini, vice-presidente Financeiro e Novos Negócios da Auren Energia.

Implementado de forma gradativa desde 1995, o Mercado Livre está disponível para clientes conectados à rede de alta tensão (superior a 2,3 kV) com demanda contratada superior a 500 kW, onde podem escolher livremente o seu fornecedor de energia e já conta com 36 mil unidades consumidoras em todo o Brasil. A partir de janeiro de 2024, ocorrerá uma nova fase de abertura do mercado livre, onde consumidores conectados à alta tensão, com qualquer valor de demanda contratada, poderão aderir, representando um público potencial de até 72 mil novos clientes, entre fábricas, escritórios e estabelecimentos comerciais, segundo estudo feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

A exploração deste novo potencial será o foco da nova companhia que irá atuar no segmento de clientes com demanda inferior a 500 kW, preparando-se, inclusive, para atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

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