Vivo atualiza operação de planta externa com solução do CPQD
A Vivo concluiu a primeira etapa do processo de modernização de sua rede de planta externa. O projeto utiliza uma versão atualizada do sistema Plant Management, uma solução OSS Suite do Cento de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).
O objetivo da iniciativa é aperfeiçoar e aumentar a eficiência operacional da empresa do Grupo Telefónica. Atualmente, o sistema fornecido pelo CPQD é utilizado na gestão do inventário da rede de planta externa da Vivo, no apoio à manutenção e operação em campo, além do suporte à venda de serviços a clientes finais.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 10, as parceiras destacaram que a troca de versão do sistema exigiu a elaboração de um planejamento que garantisse uma implantação suave e, ao mesmo tempo, ágil e eficiente.
Segundo o CPQD, a modernização da solução proporciona inovações e funcionalidades destinadas a agregar mais valor ao negócio da operadora. Na prática, trata-se de atualizações de softwares e substituições de equipamentos por uma nova infraestrutura computacional mais moderna, com servidores virtualizados em ambientes de testes integrados, homologação e produção.
Uma das principais novidades do Plant Management é o módulo WebMap, que permite a edição de desenhos e projetos de rede diretamente na ferramenta, utilizando browsers comuns da internet. A operadora deve sentir uma redução de custos ao utilizar o sistema atualizado.
“Além da maior eficiência no uso dos recursos, a modernização trouxe melhor desempenho, escalabilidade, flexibilidade e preparou a infraestrutura e a aplicação para suportar o crescimento de nossos negócios”, afirmou, em nota, Giuliano Recco, diretor de Tecnologia Engenharia e CX da Vivo. (Com assessoria de imprensa)