Virgin Media O2 desiste de comprar concorrente TalkTalk no Reino Unido

Joint Venture entre a Liberty Global e a Telefónica tinha apresentado proposta de 3 bilhões de libras, mas recuou do negócio em razão de incertezas regulatórias, segundo imprensa britânica
Virgin Media O2 descarta aquisição da TalkTalk
Virgin Media O2 recuou em proposta apresentada à TalkTalk (crédito: Freepik)

A empresa de telecomunicações Virgin Media O2 desistiu dos planos de comprar a operadora de TV a cabo e de banda larga TalkTalk em razão de incertezas regulatórias e de mercado no Reino Unido, de acordo com informações da imprensa britânica.

A Virgin Media O2 – uma joint venture entre a Liberty Global, dona da marca Virgin Media, e a Telefónica, proprietária da O2 –, em julho deste ano, tinha feito uma proposta de 3 bilhões de libras pela concorrente.

No entanto, segundo o “The Telegraph”, o interesse no negócio foi descartado devido a preocupações com o acesso aos mercados de crédito no Reino Unido e pela falta de clareza sobre como a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) veria uma união entre as rivais no setor de banda larga.

Além da Virgin Media O2, a possível venda da TalkTalk chamou a atenção de outras teles que atuam no território britânico, como a Vodafone, a BT e a Sky. Contudo, até o momento, nenhuma proposta foi para a frente.

Como a negociação com a Virgin Media O2 não prosperou, a TalkTalk deve iniciar conversar com a Openreach, braço de infraestrutura da BT, com a intenção de fechar um acordo para transferir seus 4 milhões de clientes para uma rede de fibra óptica completa nos próximos anos.

No momento, a TalkTalk sofre forte pressão financeira. Segundo o jornal britânico, as dívidas da operadora somam 1,1 bilhão de libras.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10421