Viasat adere à Iniciativa Airband, da Microsoft
A Viasat anunciou a sua participação na Iniciativa Airband , da Microsoft, para fornecer acesso de banda larga via satélite para 10 milhões de pessoas no mundo, incluindo 5 milhões na África. As duas empresas vão aprofundar o trabalho já em andamento da Airband na República Democrática do Congo, Nigéria, Guatemala, México e Estados Unidos, assim como priorizar a expansão do programa para o Egito, Senegal e Angola.
Essa é a primeira parceria global da Iniciativa Airband com uma empresa via satélite, o que é um passo importante para atingir a meta expandida de fornecer acesso à Internet a um quarto de bilhão de pessoas em todo o mundo, incluindo 100 milhões de pessoas no continente africano, até o final de 2025.
Segundo a União Internacional de Telecomunicações da ONU, cerca de um terço da população mundial – ou 2,7 bilhões de pessoas – jamais utilizou a Internet. A maior parte do quase um terço da população mundial sem acesso online está em apenas 20 países localizados na África e no Sul Global.
Alta velocidade
A Iniciativa Airband já forneceu acesso à Internet de alta velocidade para mais de 51 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo cerca de 4 milhões em comunidades rurais desatendidas nos EUA e mais 47 milhões em 16 países desatendidos e subatendidos fora dos EUA.
Lançado em 2017, o programa da Microsoft trabalha em parceria com provedores locais e regionais de acesso à Internet e energia, fabricantes de equipamentos de telecomunicações e organizações sem fins lucrativos, bem como organizações governamentais e não-governamentais, para promover o acesso à Internet a preços acessíveis em todo o mundo.
“Fornecer acesso à Internet para o mundo é um objetivo desafiador e ousado, e fazê-lo de forma sustentável e responsável abrirá oportunidades duradouras para aqueles que mais precisam”, afirmou Evan Dixon, Presidente Global para Banda Larga Fixa da Viasat, ao comunicar adesão à Iniciativa Airband
A Viasat atua no mercado brasileiro em parceria com a Telebras na operação do satélite SGDC-1. A empresa trabalha com serviços privados (residencial, corporativo e mobilidade), além de projetos governamentais como o Wi-Fi Brasil, que conecta mais de 9 milhões de brasileiros por meio de 20.000 pontos de acesso à Internet, incluindo 10.000 localizados em escolas rurais e indígenas, postos de saúde, instalações de serviço público, organizações sem fins lucrativos e outros.
A Viasat anunciou en julho que chegou à marca de 50 mil pontos de acesso ativados no Brasil. A empresa comercializa planos de acesso à internet por satélite em todo o território nacional.