Vero estreia em capitais e mira clientes sem redes de fibra óptica

Provedor lançou operações em Belo Horizonte e Goiânia, além de cidades adjacentes, com apoio da rede neutra da V.tal; investimento nas duas regiões metropolitanas gira em torno de R$ 12 milhões
Vero estreia em capitais com operações em BH e Goiânia
Fabiano Ferreira, CEO da Vero; empresa vai competir com grandes operadoras nas capitais (crédito: TeleSíntese)

A Vero deu início à sua empreitada rumo às capitais. A partir desta semana, a empresa passa a ter operações de banda larga em Belo Horizonte e Goiânia, mirando atrair, principalmente, clientes que não são atendidos por redes de fibra óptica.

A entrada nas capitais mineira e goiana ocorre com apoio da rede neutra da V.tal em complemento à infraestrutura própria do provedor, cuja abrangência é mais enxuta nas duas cidades.

Nesta iniciativa, a Vero investiu cerca de R$ 7 milhões em Minas Gerais e de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões em Goiás, informou o CEO, Fabiano Ferreira, em conversas com jornalistas, nesta terça-feira, 3, em evento em Belo Horizonte que oficializa a entrada da empresa nas capitais.

As novas operações também envolvem municípios adjacentes, sobretudo nas regiões metropolitanas de BH e Goiânia. Com isso, a Vero chega a 94 cidades em Minas Gerais (incluindo BH e mais seis novos municípios) e 52 em Goiás (com a adição de Goiânia e mais três cidades).

Ferreira apontou oportunidades de crescimento nas capitais pelo fato de que, proporcionalmente, as redes de fibra óptica serem mais difundidas no interior do País. Segundo ele, 65% dos domicílios e empresas de Belo Horizonte estão conectados, mas apenas 38% contam com redes de fibra.

“É inevitável falar que em BH temos oportunidades gigantes e queremos aproveitar”, afirmou o executivo. “O que queremos é liderar a adição de cliente e a troca de tecnologia antiga, como cabo, satélite e DSL, para a fibra. Se não no primeiro mês, logo depois”, acrescentou.

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De acordo com o CEO, o investimento para chegar às capitais envolve atividade comercial, contratação de mais de 300 empregados diretos e indiretos e, sobretudo, exposição da marca. Inclusive, a Vero começou a veicular propaganda na grade local de canais de TV para anunciar o início das atividades em BH e Goiânia.

“Boa parte do investimento é em comunicação. Sabemos que a empresa precisa investir para ser mais conhecida”, asseverou Ferreira. “Mas isso também vai estimular a opção pela Vero por clientes fora das capitais, que vão ver as propagandas e entrar em contato”, complementou.

Próximas capitais e M&A

O executivo ressaltou que a investida nas capitais não vai parar por aqui. Embora não tenha indicado quais serão as próximas, disse que a empresa não tem receio de competir com as grandes operadoras. Além disso, o modelo de entrada em outras metrópoles não necessariamente vai repetir o usado em BH e Goiânia (parceria com a V.tal).

“Podemos construir a nossa infraestrutura, contratar rede neutra ou fazer uma aquisição de provedor. Sempre avaliamos todas as possibilidades”, disse Ferreira.

O CEO ainda indicou que a empresa examina operações em capitais mesmo em estados nos quais não possui operações de banda larga. Atualmente, a Vero conta com mais de 1,35 milhão de assinantes espalhados por diversos estados, sobretudo Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. As próximas fusões e aquisições (M&A) devem ocorrer em 2025, sinalizou o executivo.

(O jornalista viajou a Belo Horizonte a convite da Vero)

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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