Vero e Americanet anunciam fusão que pode criar um dos maiores ISPs do País

Negócio será feito por meio da incorporação da totalidade das ações da controladora da Americanet pela Vero; união deve criar ISP com mais de 1,42 milhão de clientes de banda larga fixa
Vero e Americanet anunciam fusão
Fusão de Vero e Americanet pode criar maior ISP do País (crédito: Freepik)

A Vero Internet anunciou, nesta terça-feira, 11, por meio de fato relevante, a fusão de suas operações com a Americanet. O negócio será feito mediante a incorporação da totalidade das ações da Meppel, controladora da Americanet, pela Vero.

Com presença relevante nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, a Americanet atua no setor de telecomunicações na prestação de serviço de comunicação multimídia (SCM), serviço telefônico fixo comutado (STFC) e serviço móvel pessoal (SMP). A Vero, por sua vez, oferece conexão de internet de fibra óptica na região Sul e no estado de Minas Gerais, além de algumas cidades de Goiás.

A fusão deve criar um ISP com mais de 1,42 milhão de acessos no território nacional, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ficando próximo aos números da Alloha Fibra (1,49 milhão).

“A operação resultará na união de duas das principais provedoras independentes de internet (ISPs) do país, que são referência e têm longa experiência na indústria, combinando talentos para prover soluções inovadoras em telecomunicações, na criação do maior provedor independente de acesso à internet (ISP) de banda larga fixa do Brasil (em termos de EBITDA)”, destaca a Vero, em trecho do comunicado divulgado ao mercado.

Além disso, a empresa ressaltou que, do ponto de vista de cobertura de rede, possui negócios complementares aos da Americanet. Adicionalmente, do ponto de vista econômico-financeiro, a expectativa é de que a integração dos negócios promova, ao longo dos próximos anos, aumento da eficiência operacional e otimização do investimento em equipamentos de conectividade. O portfólio de serviços deve ganhar produtos diferenciados para os mercados de varejo (B2C) e de atacado (B2B).

A Vero informou que, em razão da incorporação de ações e demais operações previstas em contrato, vai emitir novas ações representativas de aproximadamente 44% do total de seu capital social.

O comando da nova empresa deverá ser dividido. Após o fechamento da operação, o atual CEO da Americanet, Lincoln Oliveira, assumirá a posição de presidente do conselho da companhia. Fabiano Ferreira, CEO da Vero, permanecerá no cargo e ficará responsável pela liderança do negócio.

No processo de fusão, a Vero conta com a assessoria do Banco Itaú BBA e do Lefosse Advogados. A Americanet, por sua vez, tem o apoio do UBS BB e do Machado Meyer Advogados.

Vale destacar que a fusão está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Anatel.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 711