Vera é a inteligência imobiliária contra anúncio de imóveis já vendidos
Plataforma de inteligência imobiliária, Vera é uma tecnologia construída para adicionar inovação ao setor, desenvolvida por um time de especialistas em construtoras, incorporadoras, negócios e tecnologia. Por meio de uma experiência digital, a plataforma procura garantir que a compra e a venda de imóveis ocorram de forma mais simplificada e assertiva. Isso porque a solução foi construída para aproximar os compradores dos imóveis mais rapidamente e sem burocracias.
Utilizando recursos de inteligência artificial, Vera aprende sobre as preferências e as necessidades do usuário, que preenche um questionário personalizado. Isso porque a plataforma é dotada de inteligência cognitiva, isto é, quanto mais informações são oferecidas, mais evolui e maiores são as chances de entregar exatamente o que o potencial comprador deseja.
João Sartorelli, CEO da Vera, explica que os usuários podem ser compradores, vendedores e toda a cadeia do setor, incluindo imobiliárias, incorporadoras ou corretores independentes. O objetivo da inteligência imobiliária é apoiar compradores que desejam encontrar um imóvel de forma simples e prática; vendedores que buscam facilidade para apresentar suas ofertas; imobiliárias, que podem melhorar a experiência dos seus clientes por meio da plataforma White Label; e corretores e vendedores independentes, já que facilita o processo de venda e não cobra mensalidade.
Mas a Vera também abrange as incorporadoras, que podem apresentar os lançamentos aos potenciais compradores. A experiência ainda inclui o contato entre vendedores e compradores, bem como serviços e até financiadores.
Sartoreli conta que a ideia surgiu a partir de análises dos três sócios e amigos do mercado imobiliário Eduardo Gorayeb, Vinícius Leite e José de Albuquerque, que olharam para o mercado e identificaram um esgotamento do modelo de portais de anúncios de imóveis. Hoje vendedor tem de pagar por um anúncio sem saber se vai ter retorno. Em contrapartida, o comprador precisa percorrer uma série de portais imobiliários para encontrar o imóvel que deseja.
“Muitas vezes, na hora que o comprador encontra o imóvel desejado, o corretor informa que já não está mais disponível. Essa é uma prática de mercado em que o vendedor faz um anúncio até vender o imóvel, mas, quando vende, não tira o anúncio do ar, usando-o como isca para atrair novos clientes. Os portais têm uma série de imóveis que são lixo eletrônico, gerando frustração dos dois lados. Daí, surgiu a ideia da plataforma Vera aliada a inteligência artificial. Não cobramos por anúncio, fazemos o marketing e, quando conseguimos um cliente para ele, oferecemos o serviço de agendamento num modelo de success fee”, explica Sartoreli.
O serviço foi lançado no ano passado e pode ser acessado pela web ou pelo celular, inclusive com acesso à assistente virtual Vera pelo WhatsApp. Já do comprador, por meio de questionários da assistente virtual e busca em bases de dados, é apurada uma série de informações para identificar interesses e mapear o perfil até mostrar as melhores opções de imóveis.
“Com a inteligência artificial podemos, por exemplo, identificar que todos os que pesquisaram imóvel na Barra da Tijuca fecharam mais negócios com um determinado perfil de imóvel. Na hora que vamos mostrar os imóveis para o comprador, conseguimos priorizar, com base em dados estatísticos, os imóveis que têm mais probabilidade de possibilitar o fechamento da venda”, diz o CEO da Vera.
Linguagem Natural
Como a plataforma trabalha com processamento de linguagem natural, se o cliente fala que quer um imóvel com varanda gourmet, sacada gourmet ou sacada com churrasqueira – são coisas parecidas – a IA identifica os imóveis compatíveis. Além disso, mesmo que o vendedor não descreva muitas características do imóvel, a IA identifica, por foto, itens como churrasqueiras ou outras facilidades e apresenta ao comprador que procura por tais características.
“Nossa IA é treinada pela SOI – Seção do Mercado Imobiliário, procurando pegar os principais diferenciais dos corretores para oferecer um atendimento assertivo pela assistente virtual. O comprador pode ser atendido a qualquer hora do dia, sem precisar de um corretor passar fotos e apresentar as melhores opções de imóveis. Uma vez que o cliente queira fazer uma visita, acionamos o vendedor e fazemos o match”, explica.
A empresa fez parcerias com dezenas de imobiliárias e está com mais de 40 mil imóveis nas regiões de São José do Rio Preto, sede da empresa, e na macrorregião de São Paulo disponíveis na plataforma. A meta é ter 60% de imóveis de uma praça para abrir a seguinte. O CEO esclarece que não recebe comissão pelas vendas.
“Mesmo para os clientes que não fecham negócio a plataforma pergunta se desejam que a Vera continue buscando um imóvel e quais as formas de contato preferem. Se ele diz que é por um consultor imobiliário, passamos o lead para uma imobiliária parceira e recebemos um fee pela indicação”, acrescenta o executivo.
Hoje são milhares de acessos nas plataformas que vão ensinando a IA a identificar mudanças de perfis, interesses e peculiaridades de cada mercado e perfil de usuários, num modelo semelhante ao do Waze. O próximo passo é implementar um plano de expansão para o Sudeste com estrutura própria e por meio de parcerias em outras regiões. Até o momento, os investimentos foram com recursos dos sócios. Mas a empresa está buscando investimentos externos para escalar a operação.