Venda de computadores segue em queda, no mundo

Retração nas vendas ficou abaixo do previsto pela consultoria IDC. HP se mantém na liderança do mercado, à qual retornou este ano, após desbancar a Lenovo.

Computador - photo by Sage Solar CC 2.0

As vendas de computadores continuam a encolher mundo afora. No terceiro trimestre foram vendidas 67,2 milhões de máquinas, 0,5% menos que no mesmo período de 2016. Os dados foram revelados hoje pela empresa de pesquisa de mercado IDC.

Os números contabilizam notebooks, desktops e máquinas para ambientes corporativos, conhecidas por workstations. Ao todo, as cinco maiores fabricantes concentram 75% do mercado global de PCs.

A HP manteve o primeiro lugar, à frente da Lenovo, após um crescimento de 6% ano-a-ano. Vendeu 15,3 milhões de computadores. Já a concorrente chinesa vendeu 14,5 milhões de unidades, 0,1% a mais. A Dell, terceira em market share, vendeu 10,8 milhões de PCs, 0,8% a mais que um ano antes. A Apple avançou 0,3%, após vendas de 4,9 milhões de Macs.

Melhor que o esperado

A IDC diz, no entanto, que o desempenho do mercado foi melhor que o esperado. No segundo trimestre, a consultoria previa uma retração de 1,4% no mercado – o que não se concretizou. A empresa vê nisso um indicativo de que as vendas de PCs começam a se estabilizar, tendendo à estagnação, deixando de encolher. Contribuíram as vendas em mercados emergentes e vendas de “retorno às aulas” dos países desenvolvidos.

5 maiores empresas, Remessas mundiais de Computadores, Terceiro Trimestre de 2017 (Resultados preliminares)
Fabricante Remessas 3T17 (em milhares) Market Share 3T17  Remessas 3T16  Market Share 3T16  Crescimento 3T17/3T16 
1. HP Inc 15.295 22,8% 14.427 21,4% 6,0%
2. Lenovo 14.506 21,6% 14.497 21,5% 0,1%
3. Dell Inc 10.836 16,1% 10.751 15,9% 0,8%
4. Apple 4.901 7,3% 4.887 7,2% 0,3%
5. ASUS 4.189 6,2% 4.907 7,3% -14,6%
Others 17.457 26% 18.029 26,7% -3,2%
Total 67.185 100% 67.498 100% -0,5%
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, Outubro, 2017
Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11012