Varejo eletrônico prevê crescimento no Dia das Mães

Efeméride deve movimentar R$1,73 bilhão no e-commerce em 2017, um aumento de 7% em relação a 2016
(Shutterstock Maxx Studio)
(Shutterstock Maxx Studio)

O Dia das Mães, que neste ano será celebrado em 14 de maio, deve movimentar R$1,73 bilhão no e-commerce, alta de 7% ante ao mesmo período em 2016, quando foi registrado R$1,62 bilhão. O tíquete médio pode registrar elevação de 3,5%, de R$402 para R$416. Também o número de pedidos deve subir, cerca de 3%, de 4,036 milhões ano passado para 4,155 milhões neste, conforme cálculos da Ebit, empresa que pesquisa o mercado eletrônico brasileiro.

O crescimento de 2017 está em linha com o mesmo período de 2016, quando foi registrando um avanço de 8%. “Apesar da estimativa de crescimento ainda de um dígito, acreditamos que as vendas do segundo semestre deverão ser mais aquecidas por conta da melhora das condições econômicas, da Black Friday e Natal. Os números estão dentro da perspectiva da Ebit, que espera que o e-commerce cresça 12% neste ano”, ressalta o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

Em apenas cinco anos, o faturamento do comércio eletrônico praticamente dobrou durante o Dia das Mães. “Neste curto período de tempo as vendas expandiram de R$913 milhões, em 2012, para R$1,7 bilhão previstos para 2017″, afirma.

Guasti aponta que neste o ano o consumidor apostará em produtos em faixas de preços bem elástica para presentear as mães. A pesquisa da Ebit aponta que os cinco produtos mais desejados são smartphones, vinhos, perfumes, água de colônia e TV. “Podemos encontrar produtos nesta lista a partir de R$ 50 mostrando opções bem diferenciadas, agradando os consumidores com orçamentos mais apertados até os mais abonados”.

Os motivos para aumento contínuo nas vendas no e-commerce, se comparado ao varejo tradicional, estão da queda de preços e na competitividade do segmento. Conforme a Ebit, há uma tendência clara de queda nos preços de produtos vendidos pela internet. A capacidade de comparar preços de muitas lojas em pouco tempo também acirra a competição. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11030