V.tal apresenta o V.OA, projeto de edge data center em Porto Alegre

Nova instalação será chamada de "V.OA", primeiro edge data center da companhia na região Sul do país, que terá investimento de cerca de R$ 250 milhões

V.OA, da V.tal, edge data center

A V.tal apresentou hoje, 4, em Porto Alegre (RS), o projeto para construção de mais um edge data center, o primeiro da empresa na região Sul do país. A nova instalação terá uma potência total de 6MW e suporte para 400 racks em uma área de 7.000m2, contará com investimento de cerca de R$ 250 milhões, e foi batizado de V.OA.

O projeto faz parte do plano de expansão de data centers da companhia no Brasil e Colômbia para atender às crescentes demandas digitais de operadoras, provedores e OTTs que necessitam de um serviço de qualidade para processamento de um alto volume de dados e entrega das aplicações com baixíssima latência.

“O conceito do Edge Data Center é justamente trazer a infraestrutura de armazenamento de dados para mais perto dos consumidores e, com isso, reduzir a latência ou o tempo de resposta. Cada vez mais, os provedores de conteúdo querem estar mais próximos dos seus usuários para oferecer-lhes uma melhor experiência no uso das aplicações. E escolhemos o Rio Grande do Sul por ser um estado em franco desenvolvimento tecnológico, possuir um ecossistema forte e ativo e uma localização privilegiada para atender clientes dos países do cone sul”, afirma Felipe Campos, vice-presidente de Atacado da V.tal.

O V.OA será integrado aos demais quatro edge data centers da companhia (dois em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e outro em Barranquilla, na Colômbia), que se conectam com as estações de chegada de cabos submarinos nos Estados Unidos, Bermudas, Colômbia, Venezuela e Argentina ao Chile e à extensa malha terrestre de fibra óptica presente em todos os estados brasileiros.

“O segmento de data center tem crescido e espera-se que este ritmo permaneça nos próximos anos devido às novas tecnologias que estão surgindo como 5G, IA e IoT. Estas inovações demandam de uma infraestrutura resiliente, com redundância e baixíssima latência, além de capilaridade e capacidade de transporte de grandes volumes de dados. E a V.tal com sua infraestrutura digital robusta e presente nas Américas será a grande viabilizadora destas soluções”, complementa Campos.

A previsão é que as obras de construção do “V.OA”, em Porto Alegre, comecem ainda neste ano, com previsão de inauguração no segundo semestre de 2024. O empreendimento estará localizado no Bairro Quarto Distrito, polo econômico, de tecnologia e inovação da cidade. Depois de pronto, estará conectado ao Rotas Expressas da V.tal, novo serviço de transporte de dados com capacidades múltiplas de 100 Gbps, no trajeto São Paulo – Porto Alegre.

Dentro do seu plano de expansão, a V.tal vai inaugurar, ainda em 2023, seu segundo edge data center em Barranquilla, na Colômbia e, recentemente adquiriu um novo terreno em Fortaleza para construção do “Mega Lobster”, data center hyperscale que deve iniciar sua operação em 2025 e que será o terceiro da companhia na capital cearense.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10696