Usuários da TV paga em SP passam a receber alerta de desastres

Até o final do ano o serviço estará disponível em todos os estados brasileiros, diz Anatel

Os assinantes de TV por Assinatura do estado de São Paulo passam a contar com serviço de alertas de desastres em sua programação desde esta segunda-feira, 28. As mensagens de texto em pop-up vão alertar os usuários sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Os usuários da TV paga do Paraná e Santa Catarina foram os primeiros a receber esse sistema, em março deste ano. Em setembro, foi a vez do Rio Grande do Sul e, no fim do mês passado, o sistema chegou aos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Até o final do ano estará implantado em todo o país.

O projeto é coordenado pela Anatel em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Os custos cabem às operadoras do serviço.

Segundo a agência, a decisão sobre o envio dos alertas e os respectivos conteúdos são de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. Já as prestadoras são responsáveis pela disponibilização do meio (ferramenta) que viabiliza o envio dos alertas.

Os clientes não precisam se cadastrar para receber os alertas, como é exigido no caso dos textos via celular. Veja, abaixo, o cronograma de implantação do serviço nos demais estados.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10885