Usinas solares de MG e PE vão produzir energia para a V.tal
A V.tal fechou contrato de longo prazo com as empresas Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis para construção de 10 usinas solares em Minas Gerais e Pernambuco. As unidades vão produzir energia elétrica renovável, que será utilizada para atender a operadora de rede neutra e de data centers do BTG Pactual em todo o Brasil.
Os acordos resultarão na geração de 710 GWh/ano do Complexo Solar Draco da Atlas, localizado no município de Arinos (MG), e de 237 GWh/ano do Complexo Solar do Agreste da Atiaia, no município de Tacaimbó (PE). Todas serão usinas solares e serão construídas para início das operações em 2026.
A energia produzida vai suprir a demanda dos prédios da V.tal, distribuídos por todas as regiões do Brasil, os três data centers da Tecto em operação no Rio de Janeiro e Fortaleza, incluindo o Mega Lobster, data center de larga escala que já iniciou as obras em Fortaleza (CE), bem como novos empreendimentos que serão construídos, conforme plano de expansão com investimento inicial de US$ 1 bilhão a ser realizado pela Tecto.
Com rede nacional, a V.tal é hoje uma grande demandante de energia. “A decisão pela autoprodução de energia 100% renovável é estratégica, pois além de contribuir para a sustentabilidade, vai ao encontro das necessidades dos nossos clientes”, diz Bruno Giovenazzi, CFO da V.tal e da Tecto Data Centers.
O executivo afirma que a demanda é crescente por soluções alinhadas a práticas ESG, principalmente no setor de data centers, em que a energia “é uma matéria-prima relevante no cenário atual de uso da IA e processamento de alto volume de dados”, observa.
A V.tal calcula que a energia gerada pelas usinas solares ajudará a evitar a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO2 entre 2026 e 2041. (Com assessoria de imprensa)