Unifique ganha bloco adicional nos 700 MHz para uso em SC e RS
Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 6, a Agência Nacional de Comunicações (Anatel) autorizou a Unifique a fazer uso de capacidade adicional da frequência de 700 MHz, em caráter secundário. Neste caso, a permissão prevê um bloco extra de 5 MHz.
A permissão vale até 13 de agosto de 2029 e compreende 522 municípios – são 297 cidades do Rio Grande do Sul e 225 de Santa Catarina (confira a lista com os municípios).
A outorga prevê a disponibilização dos blocos de 5 MHz nas faixas de 705,5 MHz e 760,5 MHz. Vale destacar que, de acordo com o ato do órgão regulador, a permissão é para uso secundário e não exclusivo. Desse modo, a operadora poderá usar a frequência em áreas em que outras teles não estejam fazendo uso da mesma faixa.
Em julho, a Unifique recebeu autorização de uso secundário da frequência de 700 MHz, com blocos de 10 MHz, para 565 cidades gaúchas e catarinenses. Na prática, a nova autorização concede capacidade adicional à operadora em várias cidades.
A empresa tem demonstrado entusiasmo com a possibilidade de fortalecer a rede móvel com os 700 MHz, uma vez que a Unifique detém, por meio de licitação, apenas a licença regional dos 3,5 GHz (a faixa nobre do 5G). Com a frequência mais baixa, a operadora poderá ativar o sinal em 4G, tecnologia ainda mais comum nos celulares dos brasileiros.
No fim de agosto, a Unifique deu outro passo importante para ampliar a sua operação móvel. A empresa obteve autorização da Anatel para lançar uma operadora móvel virtual (MVNO) em quase todo o território brasileiros. A permissão só não envolve os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde pode atuar como operadora tradicional.