Um Telecom chega ao Maranhão e amplia rede no Piauí

Operadora implementa 1,3 mil km de rede de fibra óptica, somando 20 mil km no Nordeste

Crédito: DivulgaçãoA Um Telecom expande a sua rede de fibra óptica no Nordeste e chega ao estado do Maranhão, além de ampliar a infraestrutura já implantada no Piauí, totalizando 1,3 mil km de cabos de fibra óptica. O investimento na nova etapa foi de R$ 7 milhões em equipamentos e estruturação de Pontos de Presença (Pops).

O novo trecho da rede da Um Telecom para Maranhão e Piauí tem ofertas de 400 gigabytes por segundo de banda larga para provedores regionais. A capacidade total da infraestrutura é de até 8 terabytes por segundo, de acordo com a demanda. Com a expansão, a Um Telecom alcança a marca de 20 mil km de rede de fibra óptica em todo o Nordeste.

A nova rede passa por cidades como São Luís, Caxias, Peritoró e Batalha, no Maranhão, além da expansão para Parnaíba, no Piauí, interligando os dois estados. A rede foi iluminada com equipamentos DWDM, de alta capacidade de transmissão de dados. Nesse novo trecho, foram instalados 15 Pops.

“Essa nova rede faz parte do plano de expansão da Um Telecom para 2023 e com o compromisso de levar internet de qualidade para regiões que normalmente não recebem investimentos de grandes players”, declara Aristides Júnior, Diretor de Expansão de Rede da operadora.

A região abrangida pela nova rede atende 33 cidades, com população estimada em 4 milhões de pessoas. Nessa área, atuam 164 provedores regionais, que podem contar com os serviços da Um Telecom.

A rede funciona em anel inteligente. Isso significa que, caso haja algum rompimento nos cabos, os provedores regionais não deixarão de ser atendidos porque o sistema fará a redistribuição do tráfego de dados, sem interromper o serviço. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10675