Um quarto das operadoras busca aumentar receitas com IA, diz Nokia
Mais da metade das operadoras de telecomunicações já utiliza soluções de Inteligência Artificial (IA) em suas atividades. Inclusive, 55% se encontram em estágio intermediário de uso, com alto nível de automação de tarefas e algumas ações proativas. Ainda assim, para quase um quarto das empresas, obter aumento de receitas é o grande objetivo da adoção da tecnologia.
Pesquisa divulgada pela Nokia nesta quinta-feira, 7, aponta que, entre os objetivos estratégicos do uso de IA pelo setor de telecom, 28% das empresas buscam melhorar o serviço ao clientes, 24% querem elevar o faturamento e 22% dedicam os esforços para aprimorar a experiência do consumidor.
Segundo o estudo, realizado com 84 diretores de operadoras de todas as regiões do mundo, incluindo o Brasil, na atualidade, as soluções de cibersegurança impulsionadas pela IA lideram os casos de uso em atividade, alcançando 55% das empresas.
O levantamento também mostra que 50% adotam IA para o design e o planejamento das redes, enquanto 48% aplicam a tecnologia no atendimento ao cliente. Na outra ponta, apenas 20% das operadoras estão investindo em novos serviços com base em dados e insights derivados de soluções desse tipo.
“Os maiores componentes [do uso da IA] estão ligados à redução de custos, como os de energia, e otimização das redes de telecom, mas elevar as receitas também é uma possibilidade”, afirmou Wilson Cardoso, diretor de Tecnologia da Nokia para a América Latina, em coletiva de imprensa online, nesta quinta-feira, após ser questionado pelo Tele.Síntese.
Como exemplo, Cardoso citou que, com a IA, as operadoras e os provedores podem vender, de forma pontual, bandas maiores para tráfego de dados dos clientes.
“Pode-se criar mecanismos por meio dos quais seja possível oferecer mais capacidade e garantir mais conectividade para determinado uso. Após o uso, o cliente volta para o contrato habitual”, ressaltou.
Necessidades do setor
O estudo da Nokia mostra que as operadoras buscam fornecedores de IA familiarizados com as demandas do setor de telecomunicações. A capacidade de oferecer serviços gerenciados (24%), a ampla experiência em telecom e IA (23%) ou apenas em telecom (21%) são os principais fatores para aquisição de soluções.
De todo modo, o diretor da Nokia destacou que, no Brasil, pelo menos uma grande operadora de banda larga já trabalha com IA para monitorar os dispositivos conectados dos clientes, no sentido de verificar se os equipamentos estão fazendo o melhor uso possível da rede WiFi.