TV Síntese Semanal: Conciliação Winity e Telefônica, Marco Civil, IA, Oi, Parabólicas
No TV Síntese Semanal desta sexta-feira, a equipe do Tele.Síntese conversa sobre a inovação do rito de tramitação na Anatel com o processo Winity / Telefônica, com possível conciliação feita pela Anatel, fala de inteligência artificial e os riscos para a humanidade, da audiência do Supremo Tribunal Federal sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet, da recuperação judicial da Oi e da nova etapa de troca de parabólicas no país.
Winity / Vivo
O conselheiro Alexandre Freire, relator do caso na Anatel, propôs uma conciliação anterior ao envio do processo ao Conselho Diretor. Movimento inédito, é visto como inovação, como um precedente, e há resistências na agência a isso.
Relator dá cinco dias para Winity e Telefônica apresentarem novo acordo
STF
Aconteceu no STF uma audiência pública com órgãos de estados, com órgãos de governo, com representantes de entidades setoriais, de plataformas digitais e institutos de pesquisa a respeito da responsabilidade que as redes sociais têm sobre o conteúdo publicado pelos usuários. Como esperado, empresas de tecnologia são contrárias, mas órgãos e pesquisados afirmam é necessário uma gradação no artigo 19 do Marco Civil da Internet, que trata do assunto. A ver.
Marco Civil da Internet: no STF, organizações civis cobram cautela
TikTok e Twitter constroem defesa no STF em prol da liberdade de expressão
‘Nosso modelo de negócios não se sustenta no extremismo’, diz defesa do Google no STF
Pela autorregulação, Facebook afirma que ‘não há anonimato na internet’
Inteligência Artificial
Uma carta de pesquisadores, investidores, empreendedores movimentou o mundo da tecnologia na quarta-feira, por afirmar que a inteligência artificial ameaça o futuro da humanidade. Entre os nomes que subscrevem o documento e pedem suspensão global por ao menos 6 meses do desenvolvimento da IA estão Elon Musk, Steve Wozniak e Yuval Harari.
Carta contra IA: por que a inteligência artificial preocupa o mundo?
Oi
Na última semana a Oi pediu para o TJ-RJ liberar com urgência um empréstimo ponto tomado junto a certos credores, de US$ 275 milhões, por debilidade de caixa. Nesta semana, a empresa conseguiu o reconhecimento nos EUA e na Inglaterra e País de Gales que o processo de recuperação judicial em trâmite no tribunal fluminense é o principal e deve prevalecer sobre os demais internacionais.
Parabólicas
A Siga Antenado começou nova fase de instalação de parabólicas digitais no país, com ritmo mais acelerado do que vinha se dando até então. A demanda aumentou. Ainda assim, acredita-se que será preciso rever a meta de substituir mais de 10 milhões de parabólicas, reduzindo esse número.
Cresce demanda por parabólicas digitais da Siga Antenado, mas total será revisto
Siga Antenado inicia troca de parabólicas em mais 664 cidades