TV perde 136.787 assinantes em maio

Entre as tecnologias usadas, apenas a fibra óptica registrou crescimento em um ano.
Projetado pelo Freepik
Projetado pelo Freepik

A base de assinantes de TV no Brasil somava 18.642.533 usuários em maio, conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados hoje, 24. O número é 0,73% menor que o do mês anterior, e 1,39% menor que maio de 2016.

Dos grupos acompanhados pela agência, a Oi apresentou a maior crescimento de abril para maio e nos últimos doze meses, 1,25% e 16,21% respectivamente. A Sky cresceu encolheu 0,57% e cresceu 3,05%. Algar, Claro, e Vivo apresentaram redução em ambos os períodos.

Em um ano, a Vivo foi a que mais encolheu relativamente, perdendo 6,56% de sua base (115,89 mil acessos). Já a Claro foi a que mais desligou clientes em termos absolutos, foram 444 mil desconexões (-4,46% da base).

Grupo maio/2016 maio/2017 quantidade porcentagem
ALGAR (CTBC TELECOM) 101.897 97.810 -4.087 -4,01%
CABO 51.000 52.716 1.716 3,36%
NOSSATV 127.982 126.655 -1.327 -1,04%
OI 1.196.482 1.390.449 193.967 16,21%
Outras 358.903 303.061 -55.842 -15,56%
SKY/AT&T 5.345.561 5.508.475 162.914 3,05%
CLARO 9.955.219 9.511.209 -444.010 -4,46%
TELEFÔNICA (VIVO) 1.768.054 1.652.158 -115.896 -6,56%
TOTAL 18.905.098 18.642.533 -262.565 -1,39%

Tecnologias

Entre abril e maio de 2017, quase todas as tecnologias encolheram menos de 1%. No entanto, em doze meses a fibra óptica registrou crescimento de 16,73% e o número de usuários receptores de satélites teve redução de 0,43%. O cabo encolheu 3,02%.

Tecnologia maio/2016 maio/2017 quantidade porcentagem
Satélite 10.841.929 10.795.107 -46.822 -0,43%
Fibra óptica 187.035 218.319 31.284 16,73%
Micro-ondas 8.490 1.456 -7.034 -82,85%
TVA 2.917 66 -2.851 -97,74%
TV a cabo 7.864.727 7.627.585 -237.142 -3,02%

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11002