Turbine a banda larga com ONU Fastt10 e o roteador HUAWEI WiFi AX3S

Para ofertar planos de 1 GB com qualidade, os provedores de internet precisam oferecer equipamentos que sustentem as crescentes exigências do serviço e que satisfaçam às demandas dos consumidores
Combinação de ONU Fastt10 e roteador HUAWEI WiFi AX3S fornece banda larga de 1 Gbps
ONU Fastt10 e roteador HUAWEI WiFi AX3S

Na busca por oferecer o melhor serviço e, assim, ganhar a preferência dos clientes, muitos provedores de serviços de internet (ISPs) apostam na oferta de planos mais robustos de banda larga. No entanto, mesmo que a prestadora conte com os melhores links de conectividade, a promessa de entregar mais banda nem sempre é cumprida, o que pode prejudicar a imagem da empresa e levar a perda de consumidores.

Dessa forma, para que o provedor prospere em um mercado intensamente competitivo, é preciso que o cliente tenha a percepção de que o serviço contratado é de alta qualidade. Para isso, é importante que os melhores aparelhos para conexão sem fio sejam instalados na casa do assinante.

Um serviço que tem funcionado muito bem e gerado muito elogio por parte dos usuários é utilizar o combo de ONU (Unidade de Fibra Óptica) junto do roteador HUAWEI WiFi AX3S, que suporta a sexta geração de WiFi. Ao utilizar essa combinação, o ISP potencializa toda a capacidade da rede oferecida e fornece conexões mais velozes, estáveis e com menos latência ao usuário final. Além disso, a dupla oferece ótimo custo benefício e se encaixa de maneira discreta na casa dos usuários.

Dupla de sucesso: ONU + roteador

O ISP interessado em fornecer a melhor experiência de internet fixa precisa contar com equipamentos que funcionem como aliados de sua operação. No mercado brasileiro, a combinação ideal, em termos de sinal sem fio, é a união da ONU Fastt10 Bridge F10-G10-NW com o roteador HUAWEI Wi-Fi AX3S.

No setor de banda larga, as ONUs desempenham um papel importante para garantir o fornecimento de conectividade aos assinantes. O equipamento é responsável por converter o sinal óptico da fibra em sinal elétrico. Além disso, funciona como uma “ponte” entre a rede de fibra do ISP e o roteador instalado na casa do cliente.

Portanto, para que o roteador forneça toda a capacidade de banda larga contratada, é preciso contar com um equipamento de conversão de alta qualidade, como a ONU.

“Com a ONU, o provedor define o plano de internet do cliente, quanto vai passar de megabits. O roteador, recebendo o link de internet, distribui o sinal via WiFi pela casa do assinante”, explica Matheus Garcia, especialista de Produtos da FiberX. “Sendo assim, uma ONU que tenha uma boa performance, uma boa solução de chipset, consegue entregar toda a capacidade da rede para o roteador”, acrescenta.

ONU Fastt10

Fastt10: porta de entrada para conexões rápidas e estáveis

A Fastt10 é uma marca que fornece produtos e soluções para acelerar a velocidade dos ISPs. A empresa trabalha com itens a pronta entrega e distribuição em todo o país através da FiberX, uma das maiores integradoras de tecnologia e conectividade da América Latina.

Um dos destaques de seu portfólio é justamente a ONU Fastt10 Bridge F10-G10-NW, ideal para conexão de roteadores de WiFi 6 da HUAWEI. Inclusive, embora tenha sido desenvolvido no Brasil, o dispositivo foi homologado na sede da HUAWEI, o que reforça o certificado de qualidade do aparelho para redes fixas, além dos benefícios da combinação.

Em linhas gerais, o equipamento tem suporte à tecnologia GPON e é compatível com planos de banda larga de até 1 Gbps. O aparelho é equipado com uma porta GPON (SC/APC), uma porta 1GE e pode ser instalado na parede. É a opção certa para provedores que queiram alinhar qualidade e desempenho, visando fornecer – e, de fato, entregar – planos mais robustos aos assinantes.

Turbine a sua oferta com o WiFi 6

Como dito no início do texto, oferecer planos mais velozes de internet não é o bastante para conquistar a confiança e a satisfação dos clientes. Isso porque os aparelhos utilizados para transmitir o sinal de banda larga também influenciam a capacidade da rede doméstica e, consequentemente, a experiência digital do usuário.

Desse modo, é importante que os ISPs forneçam roteadores que suportem WiFi 6, a tecnologia de conexão sem fio mais moderna, aos assinantes.

No Brasil, a HUAWEI disponibiliza roteadores de WiFi 6 que, além de contarem com soluções capazes de simplificar as operações dos provedores, incluem as tecnologias mais eficientes do mercado, maximizando a banda de internet contratada.

Um exemplo disso é o mais novo lançamento da marca, o HUAWEI WiFi AX3S, ideal para prestadoras que oferecem planos robustos de banda larga, como os de 1 Gbps.

“O AX3S é um roteador com a tecnologia AX3000. Ou seja, trabalha como WiFi 6 tanto na frequência de 5 GHz como na de 2,4 GHz. Então, é um aparelho de WiFi 6 completo, mais robusto e que permite a venda de planos de 1 GB”, diz Garcia, da FiberX. “O parceiro ideal do AX3S, portanto, é a ONU Fastt10, que também suporta planos de 1 GB”, pontua.

 

Roteador HUAWEI WiFi AX3S

Vantagens do HUAWEI WiFi AX3S

O equipamento da HUAWEI traz diversos benefícios para ISPs e assinantes. Por exemplo, tem capacidade de banda dupla de conexão (5 GHz e 2,4 GHz) com revezamento inteligente da frequência, conforme a demanda e localização de cada dispositivo conectado.

A área de cobertura de sinal é ampla, chegando até 100 m². No entanto, se isso não for o suficiente, o HUAWEI WiFi AX3S conta com soluções embutidas para criação de redes mesh, tanto entre equipamentos da marca (por meio da tecnologia HarmonyOS Mesh+) quanto com dispositivos de outros fornecedores (graças ao protocolo EasyMesh).

O roteador ainda tem um forte sistema de segurança para bloquear invasões à rede por meio da solução HUAWEI HomeSec™ e gerenciamento da rede com facilidade pelo aplicativo HUAWEI AI Life, no qual o usuário pode personalizar atributos do WiFi e controlar o acesso de menores de idade (controle parental).

Adicionalmente, o AX3S suporta até 128 dispositivos conectados simultaneamente em cada frequência, ou seja, ao todo, são 256 conexões ao mesmo tempo. Isso tudo com gestão inteligente dos dispositivos conectado, para evitar congestionamento de rede.

O próximo passo da banda larga é a casa conectada com a inclusão de dispositivos de IoT [Internet das Coisas]. Os provedores precisam se preparar para esse cenário, e o roteador AX3S vem muito ao encontro desse mercado, porque ele é ideal para a casa inteligente”, destaca Juelinton Silveira, vice-presidente da FiberX.

A integradora é a maior parceria da HUAWEI na América Latina. Ambas as empresas trabalham juntas no fornecimento de soluções e produtos para os ISPs desde 2018, com ênfase no desenvolvimento de equipamentos projetados especificamente para atender às necessidades do público e dos provedores brasileiros.

“A HUAWEI é reconhecida mundialmente por sua excelência na tecnologia wireless [sem fio]. No Brasil, a marca é muito querida no setor de telecomunicações porque soube projetar equipamentos que ajudassem os ISPs a competir na banda larga”, ressalta Silveira.

Também vale lembrar que os roteadores disponibilizados pela HUAWEI no mercado brasileiro, como o AX3S e outro modelos, contam com a tecnologia HiConfig, que permite ao provedor configurar centenas de aparelhos após definir um parâmetro individual. Na prática, isso reduz significativamente o trabalho da equipe técnica, o que resulta em mais agilidade e corte de custos operacionais.

Além disso, os equipamentos têm suporte ao protocolo TR-069, por meio do qual o ISP pode gerenciar os roteadores remotamente.

Saia na frente da concorrência com a ONU Fastt10 e o roteador AX3S

A combinação da ONU Fastt10 com os roteadores WiFi 6 da HUAWEI é uma decisão estratégica para provedores que buscam entregar uma experiência melhor aos clientes e, consequentemente, crescer no mercado de banda larga.

Mais do que benefícios técnicos, a união entre os equipamentos traz vantagens que simplificam as operações e preparam a empresa para um futuro relativamente próximo, no qual os assinantes demandarão planos de internet mais robustos e terão mais dispositivos conectados em casa.

Para saber mais ou adquirir os aparelhos, acesse o site da FiberX e o portal da Fastt10.

Veja outras combinações entre a ONU Fastt10 e os roteadores HUAWEI

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10485