Trustee DTVM quer influenciar rumos da Oi

Gestora Trustee DTVM comprou milhões de ações da Oi nas últimas semanas e atingiu 5,14% de participação. Diz que pretende agir junto a autoridades e administração para reerguer a companhia

Crédito: Freepik

A empresa Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (Trustee DTVM) comunicou à Oi que obteve participação relevante na companhia, passando a deter 5,14% das ações ordinárias da tele e avisa que pretende, com o investimento, influenciar os rumos da operadora.

“Trata-se de um investimento, que tem a intenção de contribuir junto a empresa, autoridades, reguladores, poder judiciário do Rio de Janeiro, credores e a estrutura administrativa da empresa, em uma ampla solução para o soerguimento dessa relevante instituição de serviço público em todo o território nacional”, indica a Trustee DTVM em comunicado enviado à Oi.

No mercado, os rumores são de que Nelson Tanure está por trás dos aportes do fundo. O Trustee gere o FIF de Ações Nova Oi, criado em janeiro deste ano e que, desde 24 daquele mês, comprou quase R$ 30 milhões em papéis da operadora, passando a deter 33,1 milhões de ações ordinárias da companhia. As compras contribuíram com a valorização de 100% das ações da tele neste mês.

No comunicado, a Trustee observa que a compra não altera o controle nem a estrutura administrativa, apesar do interesse em influenciar nas decisões.

Diz também que não detém nenhuma dívida da Oi, que está negociando a reestruturação dos valores devidos. Uma assembleia de credores está marcada para 5 de março, com segunda chamada em 11 de março.

O Fundo não possui qualquer outro valor mobiliário de emissão da Companhia, nem “quaisquer instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações da Companhia, sejam de liquidação física ou financeira”. E afirma que não tem contratos ou acordos “que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários” emitidos pela Oi.

Assinam o documento os executivos Flavio Manuel Aguetoni e Arthur Martins de Figueiredo, parceiro do investidor Nelson Tanure em diferentes negócios por meio da corretora Planner. Nesta quarta-feira, 21, as ações da Oi têm alta de 11%, e valem R$ 1,42.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469