Trópico e Furukawa testam soluções de banda larga LTE em 250 MHz

Empresas confirmam a interoperabilidade das soluções voltadas ao mercado de redes privadas

 Crédito: Freepik

A Trópico e a Furukawa comprovaram a interoperabilidade de suas soluções de comunicação LTE na frequência de 250 MHz, voltadas ao mercado de redes privadas banda larga – que inclui segmentos como empresas de energia elétrica, logística e agronegócio. O anúncio tem como base os resultados de testes funcionais de interoperabilidade envolvendo estações radiobase e terminais fabricados por ambas as empresas.

A faixa de 250 MHz, destinada pela Anatel às redes privadas, proporciona conectividade banda larga de ampla cobertura, sendo indicada para áreas rurais e remotas e, também, para redes de distribuição de energia, em que a alta disponibilidade de comunicação é um fator fundamental. As estações radiobase e terminais LTE 250 MHz da Trópico e da Furukawa desenvolvidos no Brasil, de forma independente, seguem rigorosamente normas aplicáveis do padrão 3GPP – organização global de padronização de sistemas de comunicação móvel.

“Os testes mostraram que os produtos das duas empresas estão de acordo com os padrões globais e, em consequência, são capazes de interoperar”, afirma Samuel Lauretti, diretor  comercial da Trópico. “A garantia de interoperabilidade fortalece a tecnologia LTE 250 MHz e traz segurança para o cliente, que pode contar com a possibilidade de combinar na mesma rede estações radiobase e terminais de ambos os fornecedores”, acrescenta.

Para a Furukawa, o uso da faixa de 250 MHz proporciona uma excelente oportunidade para empresas, de vários setores, que precisam cobrir grandes áreas com uma rede privada de comunicação. “Na comunicação via rádio, a utilização da frequência mais baixa aumenta o alcance e a área de cobertura, o que significa menor investimento em infraestrutura pelo cliente”, explica Daniel Blanco, gerente de Engenharia de Vendas e Inovação da Furukawa Electric LatAm. “A compatibilidade entre as soluções da Furukawa e da Trópico, comprovada nos testes realizados, potencializa a competitividade nesse mercado, trazendo ainda mais benefícios para esses clientes”, conclui.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112