Transatel passa a integrar a 5GAA

Empresa levará à associação experiência em eSIM, conectividade multioperadora, 5G, redes privadas e conectividade via satélite.

Transatel conectividade

A Transatel anunciou sua entrada na 5G Automotive Association (5GAA). A associação reúne empresas dos setores automotivo, de telecomunicações e de tecnologia dedicadas ao desenvolvimento de soluções voltadas à mobilidade conectada e aos futuros serviços de transporte.

Fundada em 2016, a 5GAA reúne mais de 100 empresas de diferentes segmentos do ecossistema automotivo, incluindo montadoras, operadoras móveis, fabricantes de equipamentos, fornecedores de componentes e companhias de tecnologia. Entre os temas tratados pela entidade estão conectividade veicular baseada em redes celulares, serviços de mobilidade conectada e tecnologias voltadas aos veículos conectados.

Empresa atua em veículos conectados desde 2017

A companhia participa de programas internacionais de veículos conectados desde 2017, atendendo fabricantes como Stellantis, Jaguar Land Rover, BMW Group e Toyota. Sua atuação inclui conectividade celular multioperadora, provisionamento remoto de chips, gerenciamento do ciclo de vida do eSIM, preparação para redes 5G Standalone, integração com redes privadas, offload via Wi-Fi e conectividade por satélite e redes não terrestres (NTN).

No Brasil e na Argentina, a empresa fornece a infraestrutura de conectividade utilizada nos serviços de veículos conectados da Toyota. Ela também participa de iniciativas internacionais ligadas à conectividade embarcada da BMW.

Transatel levará expertise em conectividade global para a associação

Com a adesão à 5GAA, a companhia informou que pretende contribuir com sua experiência em conectividade celular global, gerenciamento do ciclo de vida do eSIM, orquestração multi-rede e operações de conectividade automotiva.

Ela também participará das discussões relacionadas à evolução das redes 5G Standalone, serviços habilitados por V2X, integração com satélites e redes não terrestres, ambientes privados de 5G e futuros casos de uso associados à mobilidade conectada.

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 12280