Totalmente brasileira, nasce nos EUA a Surf USA Mobile
Nova Iorque – Integralmente com capital, tecnologia e funcionários brasileiros, foi lançada hoje, 13, a Surf USA Mobile, para atuar em todo o território dos Estados Unidos ofertando os serviços móveis pré e pós pagos para o usuário final . Em acordo firmado com a T-Mobile, a nova operadora MVNO (Mobile Movel Network Operator) irá disputar o cliente final estadunidense a partir de sua expertise de seis anos no mercado brasileiro.
Em solenidade de lançamento em Nova Iorque, o CEO da operadora brasileira, Yon Moreira, que irá acumular também a direção das operações nos EUA, afirmou ao Tele.Síntese que pretende, em até cinco anos, estar posicionado também como o quarto maior operador de telefonia móvel dos EUA. ¨Hoje no Brasil, à exceção das três grandes operadoras, somos a maior operadora de celular, com presença em todos os municípios brasileiros. Queremos repetir esse desempenho também aqui¨, afirmou ele.
No lançamento da operação, a tragédia ambiental que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta devido aos fortes temporais não poderia deixar de ser assinalada, quando o ministro das Comunicações Juscelino Filho, em participação virtual, observou que a rede de telecomunicação foi bastante atingida em todo o estado, que soma 500 mil pessoas desalojadas. O ministro tinha acabado de participar de mais uma reunião na Casa Civil, que coordena as ações do Governo Federal na reconstrução. A Surf Telecom, lembrou Moreira, irá manter o serviço gratuito para os seus clientes do estado até que a situação do Rio Grande do Sul se normalize.
¨ No momento em que a Surf expande a operação para além das fronteiras nacionais, a empresa mostra sua capacidade de inovação nesse que é um dos mercados mais competitivos do mundo¨, disse Juscelino Filho. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse, também em participação virtual, que o papel da agência é executar a política pública do Governo Federal . ¨ A expansão da Surf Telecom para os Estados Unidos é o reflexo de uma política pública muito bem desenhada pelo governo federal, executada pela Anatel, de estímulo à competição e expansão para novos mercados¨, afirmou Baigorri.
Jorge Viana, presidente da Apex, presente ao lançamento, observou que o Brasil foi, no ano passado, o segundo país que mais recebeu investimentos estrangeiros, atrás somente dos Estados Unidos. Para ele, a internacionalização de uma empresa do setor de tecnologia, como a Surf Telecom, que inicia a operação no país que é o primeiro em tecnologia de ponta deve ser estimulada. ¨Ter uma empresa brasileira com presença em todo os Estados Unidos é motivo de orgulho¨, completou.
O CEO da Surf Telecom Yon Moreira, disse ainda, durante a solenidade, que a empresa foi construída com muito esforço, calcada no cumprimento da legislação brasileira. ¨A nossa empresa não existiria se não seguíssemos as regras. Sonos a cria do estado de direito e do ambiente regulatório¨.
Essa mensagem do executivo, embora não tenha sido explicitada, pode ter sido direcionada para a disputa que envolve o sócio estrangeiro das operações brasileiras, a Plintron, que ¨vazou¨ para a imprensa brasileira às vésperas desse lançamento, que teria conseguido uma liminar na justiça brasileira para assumir o controle, medida negada pela Anatel, que irá recorrer da decisão judicial.
A jornalista viajou a convite da Surf Telecom