A construção de uma nova operadora móvel nos EUA
Nova Iorque – Sob a outorga de número 499 da Federal Communications Commission (FCC), a mais nova operadora móvel nos EUA, Surf USA Mobile, começou a sair do papel em janeiro deste ano e foi lançada hoje, 13 de maio. Segundo Bruno Pereira, gerente do NOC da Surf Telecom, e um dos responsáveis pela equipe que construiu a empresa, nesse período foram feitos mais de 500 testes de homologação, montada a arquitetura, o CRM, criado o app, TI, projetos, produtos, marketing e canais de atendimento.
Em outra ponta, Vitória Monteiro gerenciou a estrutura de implantação do projeto, que permitiu a Surf USA Mobile oferecer os planos de conectividade 4G e 5G pelo eSIM, chip de celular que é implantado bastando apenas que sejam cumpridos três passos. Um para baixar o app da operadora, outro para ativar o serviço por intermédio de um número de código postal nos EUA, e o terceiro, para comprar o pacote de dados. Para o mercado dos Estados Unidos e Canadá, a assinatura mensal está sendo comercializada por US$ 40.
Segundo o CEO, Yon Moreira, a chegada da empresa em solo norte-americano acontece depois de mais de 200 mil horas investidas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para desenvolvimento dos sistemas. Com os primeiros escritórios de representação abertos e Miami e Nova Iorque, a operadora irá exportar, a partir do Brasil, serviço de valor agregado por meio da Surf BFF (Business Support System). Com a tecnologia, a Surf USA Mobile vai oferecer um suporte por telefone 24 horas por dia, em inglês, espanhol e português, que será totalmente conduzido por pessoas, na contramão do frequente uso de plataformas robotizadas. ¨E todas as pessoas continuarão atendendo a partir do Brasil¨, reforça Moreira.
Para dar inicialmente mais atenção à mais recente operação do grupo, que será conduzida por Moreira, a Surf Telecom do Brasil passará a ser liderada mais de perto pelos dois Co-CEOs da companhia, Alexandre Pieroni, e Carlos Afonso. E, segundo Pieroni, no futuro, a Surf norte-americana deverá também atuar em clusters, como ocorre hoje no Brasil. A empresa dos EUA já oferece o serviço de roaming para 177 países, com licença registrada pela FCC.
Em parceria com T-Mobile e Amazon (que comercializará os pacotes de serviços) a operadora pretende se posicionar não apenas como uma MVNO no mercado norte-americano, mas também, no futuro, atuar como uma habilitadora de outras operações celulares, uma MVNA, assim como atua no mercado brasileiro.
¨Queremos também ser nos EUA um underdog¨, brincou Moreira. Ou seja, a ¨zebra¨ que consegue surpreender a todos. Isso, em mercado estimado de US$ 13,7 bilhões para este ano, conforme a consultoria Mordor Intelligence.
A jornalista viajou a convite da Surf Telecom