Topaz e IBM desenvolvem solução de atendimento bancário empático com IA generativa
A Topaz, empresa de soluções financeiras do Grupo Stefanini, e a IBM criaram uma plataforma de atendimento digital empático com Inteligência Artificial (IA) generativa. A Topaz Open, como a ferramenta é chamada, é capaz de fazer leituras emocionais dos clientes por meio de uma plataforma de conversational banking.
A solução integra o que o meio tecnológico-financeiro chama de empathetic banking (banco empático, em tradução livre) e foi projetada utilizando diversas plataformas da IBM (IBM Watson Virtual Assistant, IBM Watson Discovery, IBM watsonx.data e IBM watsonx.ai).
O desenvolvimento foi realizado pelo IBM Build Lab, braço da empresa norte-americana que atua ao lado de parceiros, fornecendo especialistas e recursos técnicos para criar ferramentas com tecnologia embarcada.
Segundo a Topaz, a solução deve permitir que os bancos ofertem serviços mais customizados aos clientes com bases em um atendimento inteligente, por intermédio de chatbots e assistentes de voz nos aplicativos bancários. Além disso, a ferramenta pode se tornar uma plataforma proativa, notificando os clientes sobre saldo e extratos, além de recomendar investimentos com base em transações anteriores.
A solução também é capaz de responder perguntas do tipo “quanto gastei com aplicativos de transporte este mês?”, informou a empresa de tecnologia financeira.
“A inteligência artificial transformou a experiência do cliente nos últimos anos e a chegada a IA generativa traz avanços promissores neste sentido”, afirma Fabrício Lira, diretor de Ecossistema da IBM Brasil. “Por meio dessa colaboração, pudemos cocriar uma solução que transforma o modo como os bancos se relacionam com seus clientes, usando inovação e tecnologia”, acrescenta.
De acordo com a Topaz, a solução conta com recursos para que os dados dos usuários e das instituições fiquem seguros, contemplando um processo robusto de identificação e verificação com autenticação de dos fatores e detecção de fraudes.