TIM tem alta de 61,4% no lucro líquido

O EBITDA, lucro antes de amortizações, depreciações e impostos, ficou em R$ 1,72 bilhão, 6,8% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2018.

A operadora TIM divulgou na noite desta terça-feira, 5, os resultados do terceiro trimestre. Comparado ao mesmo período de 2018, o lucro líquido normalizado (sem efeitos não recorrentes registrados ano passado) cresceu 61,4%, atingindo R$ 619 milhões. As receitas líquidas totais aumentaram 2,3%, para R$ 4,33 bilhões.

A receita líquida de serviços somou R$ 4,15 bilhões, alta de 3%. Desse total, a receita com móvel ampliou-se 2,8%, para R$ 3,92 bilhões, enquanto as vendas com serviços fixos foram de R$ 233 milhões, alta de 7,3%. Dentro dos serviços fixos, a receita com banda larga fixa foi 31,5% maior, fechando em R$ 127 milhões.

O EBITDA, lucro antes de amortizações, depreciações e impostos, ficou em R$ 1,72 bilhão, 6,8% superior ao registrado no terceiro trimestre de 2018.

A companhia terminou setembro com 1,6 milhão de novos clientes em planos pós-pagos, obtidos ao longos dos 12 meses anteriores. A quantidade de assinantes do TIM Live, o serviço de banda larga fixa, chegou a 537 mil, expansão de 19,6% em relação ao terceiro trimestre de 2018.

O Capex do trimestre foi de R$ 924 milhões, aumento de 6,7% em relação à mesma época de 2018. Quase a totalidade do investimento foi dedica a infraestrutura: projetos de TI, implantação de 4G em 700 MHz, redes de transporte e expansão do FTTH. A dívida bruta caiu R$ 434 milhões, para R$ 3,6 bilhões.

Netflix, pré, pós e fixo

Segundo a companhia, contribuiu para o desempenho no móvel a oferta conjunta com Netflix. Esse modelo de pós-pago familiar, que dá acesso ao serviço de streaming, já representa 50% das adições de pós-pago puro, segundo a companhia. A TIM terminou o trimestre com 39% (21 milhões) de seus usuários móveis adeptos de planos pós pagos.

No pré, a companhia disse que colhe boas vendas do plano Chip Top, cuja procura aumentou 17,2%. Essa oferta já representa, afirma, 60% da base pré-paga da tele, embora seja mais cara – proporcionou aumento de 4% na receita por usuário (ARPU). A ARPU do serviço móvel como um todo, aliás, ficou em R$ 23,9, alta de 5,6%. Na banda larga fixa, a ARPU registrada foi de R$ 81,8 (+8,6%).

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Rafael Bucco

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