TIM registra maior EBITDA de sua história. Lucro cresce 51%

Lucro da TIM aumentou 51,6% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. Empresa colheu resultados de forte expansão do pós-pago, que somam agora 16,7 milhões de assinantes, um crescimento de 17,8%. Operadora também reduziu custos com programa de digitalização.

shutterstock_economia_lucro_resultado_bolsa

A TIM registrou no terceiro trimestre de 2017 o maior crescimento de EBITDA (lucro antes de impostos, amortizações e depreciações) já registrada desde que a companhia entrou no Brasil, em 1995. O aumento foi de 17,2% em relação ao terceiro trimestre de 2016, e somou R$ 1,52 bilhão, também o maior já registrado pela companhia em um terceiro trimestre.

O lucro líquido saltou 51,6%, de R$ 184 milhões no terceiro trimestre de 2016, para R$ 279 milhões ao final de setembro deste ano. A receita líquida cresceu de R$ 3,9 bilhões para R$ 4,1 bilhões, uma evolução de 4,7%. A margem da companhia no período passou de 33,4% para 37,4%.

A companhia credita o sucesso a uma série de fatores, com aumento da cobertura móvel, especialmente com redes 4G, que alcançou 2.401 cidades, aumento do consumo de dados, redução de custos graças ao crescimento do autoatendimento digital, das vendas digitais, do faturamento eletrônico e do pagamento eletrônico, expansão do número de acessos de banda larga fixa, melhora da margem e do ARPU.

A TIM aumentou a receita média por usuário móvel em 11%, para R$ 20,5. Foi o aumento de clientes nos planos controle e pós-pagos que mais contribuiu para expansão da receita. A companhia viu um aumento de 64% nas linhas pós-pagas, e de 39% no consumo recorrente de pacotes pré-pagos. Atualmente, mais de 28% da base (17 milhões) são pós, 25% são “pré-pagos recorrentes”, e menos de 50% são pré-pagos “não recorrentes”.

A empresa lançou, no período, promoções de fidelização com subsídio na compra do smartphone quando houver contratação de serviços pós-pagos, renovou os planos controle, acrescentando chamadas ilimitadas, e criou um pré-pago cujo pacote de dados aumenta caso o cliente mantenha a periodicidade dos pagamentos.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4427