TIM quer facilitar troca de chip para eSIM via canais digitais
A TIM passou a permitir que os clientes de planos móveis pós-pagos troquem o chip físico convencional por eSIM por meio de seus canais digitais. Para estimular a adoção do chip virtual, a operadora não cobra nenhuma tarifa dos assinantes das modalidades TIM Black e TIM Black Família.
De acordo com o diretor de Dados da TIM, Bruno Vasconcellos, a tele quer “fazer uma movimentação em massa” no que diz respeito à adesão ao eSIM. Contudo, lembrou que a base de celulares compatíveis nas mãos dos usuários ainda é pequena, em torno de 15% dos aparelhos disponíveis no mercado.
“Implementamos uma jornada totalmente digital e responsável para efetuar as trocas para o eSIM, com foco em simplificação e conveniência”, destacou o executivo, durante o Superbots Experience, evento organizado pelo site Mobile Time, nesta quinta-feira, 8.
De todo modo, o diretor da TIM ressaltou que “a migração para o eSIM vem crescendo muito”, acrescentando que “mais de 40% dos clientes pós-pagos [da operadora] já usam” o chip virtual.
A TIM também tem interesse no eSIM como forma de estimular a adesão de clientes à tecnologia 5G, revelou Vasconcellos.
“Com o 5G standalone, o cliente tem uma experiência melhor. Então, estimulamos a base a trocar para chip 4G ou 5G – e isso pode ser feito de forma remota caso o aparelho seja compatível com eSIM”, disse. “O eSIM é caminho para ele [cliente] ir para o 5G”, completou.
Como migrar para o eSIM da TIM
Com o eSIM, o usuário pode ter até dois números de telefone no mesmo aparelho. No caso da TIM, a troca do chip físico pelo virtual pode ser feita via canais digitais somente para clientes dos planos pós-pagos (não inclui a modalidade Controle).
Para efetuar o processo, o usuário precisa estar conectado à rede móvel da TIM e acessar o site Troca Chip. O portal verifica a compatibilidade do smartphone com a tecnologia.
De acordo com o site da TIM, clientes pré-pago ou Controle podem ativar o eSIM em lojas físicas, mas o processo pode ser cobrado.