TIM prevê cobrir 5 milhões de hectares com IoT rural em 2019

Operadora prevê multiplicar por 7 a cobertura que possui hoje em NB-IoT
Foto: Projetado pelo Freepik
Foto: Projetado pelo Freepik

A TIM planeja crescer rapidamente no mercado de internet das coisas (IoT) aplicada às necessidades do produtor rural. A operadora prevê terminar o ano com 5 milhões de hectares com cobertura em LTE (4G). A tecnologia principal utilizada será a NB-IoT.

A empresa aposta nos 700 MHz. Com uma única torre diz ser capaz de cobrir em média 35 mil hectares – dependendo das características geográficas. O uso da frequência também é importante pela capacidade de penetração do sinal nas sedes ou nos maquinários.

Chegar ao 5 milhões de hectares significa que a companhia espera multiplicar por 7 sua cobertura rural, que hoje se resume a 700 mil hectares em 4G. A companhia afirma, ainda, que a expansão deve se dar a partir de cidades onde já há infraestrutura LTE instalada. A TIM tem rede 4G ativada em 3.295 cidades, enquanto tem o espectro de 700 MHz em uso em 1,5 mil municípios. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10521