TIM Itália começa a testar tecnologia pré-5G da Huawei

CloudRAN virtualiza funções na ponta da rede de acesso

A italiana TIM, antiga Telecom Italia e controladora da TIM Brasil,  começou a testar a tecnologia CloudRAN, da Huawei, na cidade de Palermo. Segundo a empresa, o teste entregará velocidades de banda larga móvel de até 300Mbps aos usuários da cidade.

O conceito de CloudRAN consiste em virtualizar funções da rede de acesso e colocar capacidade computacional e de auto-gestão na borda da rede. Com isso, a rede é capaz de agregar portadoras quando preciso, coordenar os sinais de rádio conforme o fluxo de usuários pelas células e prevenir interferências.

A tecnologia foi um dos grandes anúncios da Huawei neste ano, e é uma das suas principais apostas para cavar espaço entre os principais fornecedores de tecnologias 5G. O teste faz da TIM a primeira operadora da Europa a recorrer a esta tecnologia. As empresas não deram detalhes do cronograma dos testes e quando pretendem ampliar as cidades com este tipo de acesso.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10491