TIM inclui principais apps em seus pacotes para toda a base
Com uma estratégia arrojada para fidelizar os clientes, a TIM anunciou hoje, 3, a inclusão em seus pacotes, para todos os planos, a inclusão dos principais apps do mercado, sem desconto na franquia de dados. E voz ilimitada, via VoIP, para quem ainda não tinha acesso a essa facilidade.
Os clientes vão ter acesso a aplicativos de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), de comunicação (WhatsApp e Messenger e num segundo momento Telegram), e de mobilidade (Waze e Easy Taxi). Os clientes TIM Black, em pacotes acima de 10 Giga, passam a ter acesso ao You Tube dentro do pacote de vídeo, que já inclui Netflix, entre outras ofertas.
Os novos pacotes valem a partir de hoje para os usuários TIM Black e Controle e para os usuários do TIM Pré estarão disponíveis a partir do dia 15 deste mês. Os aplicativos que não estiverem disponíveis no pacote de um determinado plano poderão ser contratados individualmente pelo usuário. Como exemplo, o pacote de redes sociais, não disponível no TIM Pré, custa R$ 10 por uma semana e R$ 20 por um mês. Para o TIM Pré, os apps são os de comunicação mais a voz ilimitada.
Segundo Pietro Labriola, vice-presidente de Operações da TIM, as novas ofertas foram desenhadas para atender o perfil de uso dos smartphones e tablets e os desejos dos clientes da operadora. “Hoje, o mais importante é fidelizar o cliente. A competição não é mais só por preço, como quando o mercado crescia mundo. Ganha (a competição) quem entende mais rapidamente o cliente”, disse ele, ao anunciar os novos pacotes em São Paulo, juntamente com o lançamento da campanha publicitária em nível nacional “TIM: a evolução não para”.
Canibalização
Labriola avalia que a TIM está adequadamente preparada para enfrentar a competição, pois vem demonstrando, nos últimos três anos, que é capaz de entender os movimentos de mercado e o que o cliente quer. Para poder fazer as ofertas adequadas, que incluem sempre mais dados, investiu – e continua investindo na expansão da infraestrutura.
O COO da operadora lembrou que, entre janeiro de 2016 e abril de 2018, as ações da empresa dobraram de valor (de R$ 7 para R$ 15), o índice de satisfação do cliente TIM aumentou, a operadora fez grandes esforços na cobertura 4G e, 700 MHz e inovou com vários lançamentos. “E vamos continuar inovando. Este é apenas o primeiro passo de um novo momento”, comentou Renato Ciuchini, diretor de Marketing, ao descrever as mudanças em cada plano.
Para Labriola, a inclusão da VoIP ilimitada nos planos não vai representar uma canibalização das receitas de voz, que sofrem uma queda natural em função do aumento do uso dos apps de comunicação. “Há um balanço. Com a VoIP, se por um lado a chamada é livre, deixamos de pagar a receita de VUM”, afirmou, lembrando que a parceria com as OTTs não implica pagamento entre as empresas.
Com as novidades, a empresa, que divulga os resultados do trimestre na semana que vem, espera atingir a meta de crescer entre 5% e 7% neste ano fiscal.