TIM freia chegada da banda larga fixa a novas cidades

CEO da TIM, Alberto Griselli, diz que meta agora é ampliar o número de clientes de banda larga fixa nas 82 cidades já atendidas pelo serviço. No móvel, foco do semestre será o pré-pago. Retirada de equipamentos velhos da Oi Móvel avança.

Alberto Griselli, CEO da TIM - crédito: divulgação

O CEO da TIM, Alberto Griselli, disse hoje, 1º, a jornalistas que a empresa parou de expandir sua oferta de banda larga fixa em fibra (FTTH) para novas cidades. O objetivo agora, e pelo menos até o fim do ano, é ampliar a carteira nos locais onde tem a oferta.

“Estamos satisfeitos com a cobertura que temos hoje. Então, vamos focar em consolidar a nossa operação onde estamos presentes. A estratégia agora não é expandir horizontalmente, mas crescer verticalmente”, falou.

Atualmente, a TIM atende usuários finais com acesso à internet em 82 cidades, mais que o dobro do que atendia em 2022, quando estava em 37 municípios.

A operadora é ainda um concorrente “pequeno” no segmento de banda larga fixa. Em junho tinha 767,5 mil clientes, contra 9,84 milhões da Claro, 6,55 milhões da Vivo ou 4,97 milhões da Oi. A TIM é a nona maior provedora de internet do país, atrás ainda de Alloha Fibra, Brisanet, Desktop, Vero e Algar Telecom.

Segundo Griselli, a expansão de 37 cidades para mais de 80 se deu graças às parcerias com operadoras de rede neutra. De um lado, a TIM utiliza a rede da I-Systems em São Paulo. De outro, contratou a rede da V.tal para chegar a outros estados. “Estamos usando ambas as redes de forma complementar”, falou.

Ele explicou que a decisão de frear a expansão territorial para se concentrar na atração de clientes tem relação com a receita por usuário (ARPU), o que traz potencial para ampliação de receitas a baixo custo. “Somos uma operadora pequena ainda no FTTH, mas temos a maior ARPU do mercado”, resumiu.

No móvel, a ordem é crescer no pré-pago

No segmento móvel, principal fonte de receita da operadora, a meta para este segundo semestre será focar na atração de novos clientes para o segmento pré-pago.

Porta de entrada de novos clientes, o segmento é importante para a empresa também por conta do aumento de receita nos últimos meses. Entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre deste ano, o faturamento líquido do pré-pago cresceu 11,8%, mais do que no pós-pago, onde o crescimento foi de 10,5%.

Griselli disse que para este semestre serão lançados planos pré-pagos com acesso a novos serviços, inclusive de saúde, resultado da parceria com o Cartão de Todos.

A operadora divulgou na noite de ontem, 31 de julho, os resultados do semestre.

Equipamentos da Oi desligados

O executivo também comentou os resultados que a TIM começa a obter com infraestrutura herdada da Oi Móvel. Em especial, o desligamento e retirada de estações 2G ou 3G redundantes.

Segundo ele, o desligamento dessas antenas antigas está rápido e levou à rescisão de contratos com detentoras de infraestrutura passiva.

Foram desligados até o momento dois terços dos equipamentos previstos para retirada, o que teve reflexo positivo nos custos com contratos de aluguel de torres, dispêndio que encolheu 5,5% em relação ao primeiro trimestre.

A meta, contou, é finalizar a retirada de 100% das 3,6 mil antenas redundantes da antiga Oi Móvel até março de 2024.

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Rafael Bucco

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