TIM fecha parceria no segmento da pecuária com Grupo Stracci

Acordo com a TIM tem por objetivo reduzir em 10% custos operacionais e digitalizar serviços nas unidades rurais do Grupo Stracci

(Crédito: Freepik)

A TIM vai celebrar sua primeira parceria no segmento da pecuária com o Grupo Stracci, originário da cidade de Barreiras (BA). A empresa tem atuação no oeste da Bahia e no Tocantins, cultiva soja, milho, cria e recria engorda de bovinos da raça Angus. Por meio do acordo, a operadora vai levar conectividade, com sinal 4G, a uma área de 5.200 hectares.

Com a contratação da cobertura, o Grupo Stracci pretende “otimizar a performance operacional, aumentar a produtividade e reduzir custos”.

O projeto vai viabilizar o monitoramento da produção de grãos, verificação de cerca elétrica para o gado, acompanhamento da água e da alimentação do rebanho, dentre outras iniciativas aplicadas já pelo Grupo Stracci, mas que precisavam da ativação do sinal 4G para ter viabilidade, explica Lucas Stracci, diretor técnico da empresa.

“A expectativa é alcançar uma redução de pelo menos 10% nos custos operacionais e direcionar esses recursos para aumentar o rebanho, visando aumentar a margem de lucro e diminuir os custos globais”, destaca.

Segundo Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, a Bahia é uma região estratégica para a companhia. A TIM tem o compromisso firme de levar conectividade para a zona rural, para o campo, seja através de projetos próprios ou por meio de parcerias. Esse avanço tecnológico tem dado mais eficiência e pode provocar uma revolução no agronegócio. Uma vez que a internet permite maior controle das máquinas e acesso a informações importantes, como a contenção de pragas e previsão do tempo”, diz.

Para a TIM, a região conhecida como Matopiba, que compreende parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é de extremo interesse em função da extensa área agricultável. São 35 milhões de hectares aptos para a agricultura, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Matopiba é uma das principais fronteiras agrícolas do País, com mais de 320 mil propriedades, e responde por mais de 10% da produção nacional de soja e milho, tendo a porção baiana da região como a segunda maior produtora brasileira de algodão, atrás apenas do Mato Grosso.

Atualmente a TIM cobre 14,4 milhões de hectares com 4G no País. A meta é alcançar 16 milhões de hectares ainda em 2023.

Na Bahia, a TIM tem 4G em 100% das sedes dos municípios, e agora busca expandir para distritos. No agronegócio baiano, a empresa iniciou uma parceria em 2018 com a SLC Agrícola, levando conectividade 4G à fazenda Panorama, em Correntina, também no Oeste baiano.

Recentemente, a TIM fechou uma parceria com a Fazenda Água Santa, um dos principais produtores de batatas do país. A empresa fornece para a Bem Brasil Alimentos, indústria de batatas pré-fritas congeladas e parte do Grupo Rocheto, referência no varejo e setor de alimentação. O 4G da TIM atenderá as unidades e fazendas localizadas em Perdizes e Sacramento (MG) e Jaborandi (BA) do Grupo Água Santa, com sede em Perdizes.

A empresa tem ainda parcerias com Usina Santa Vitória, Usina São Martinho, Florestadora Perdizes, entre outros, em nove estados.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122