TIM expande 5G na Avenida Paulista com antenas camufladas

Com 48% dos clientes conectados às novas estruturas, testes mostraram um aumento de 97% no tráfego 5G e de 36% no 4G na região.
TIM amplia o sinal 5G na Avenida Paulista com antenas camufladas no mobiliário urbano
TIM amplia o sinal 5G na Avenida Paulista com antenas camufladas no mobiliário urbano Foto: Guilherme Stecanella/Unsplash

A TIM implantou oito novas antenas ao longo dos quase três quilômetros da avenida Paulista. A empresa utilizou uma solução conhecida como Street Level Solution (SLS), fornecida pela QMC. Esta tecnologia possibilita a ocultação das antenas em elementos do mobiliário urbano, como postes, bancas de revistas e semáforos, empregando transmissão por fibra óptica. Fazendo assim, com que seja mais difícil notar a presença das antenas nos locais.

Durante os testes realizados na última festa de Réveillon na avenida Paulista, momento de pico na circulação de pessoas, foram coletados dados de desempenho da rede. Os resultados revelaram um aumento significativo no volume de tráfego, com um incremento de 49%, passando de 361GB para 541GB. Dos quais 35% ocorreu na rede 5G. Além disso, observou-se um aumento de 42% na velocidade média da rede 4G, e a velocidade média da rede 5G na avenida Paulista manteve-se estável em 170Mbps, apesar de um aumento de 97% no tráfego total 5G.

5G além da Avenida Paulista

As antenas instaladas ao nível da rua prometem contribuir para a melhoria da qualidade do sinal. Sua proximidade com os usuários e seus smartphones permite uma cobertura mais eficaz, contornando barreiras físicas e assegurando uma distribuição mais uniforme da conectividade no nível do solo.

Luiz Tozo, diretor comercial da TIM São Paulo, afirmou que a escolha da região da avenida Paulista se deu pela circulação. “Cerca de 1,5 milhão de pessoas andam diariamente na região”.

A 25 de março, a região do estádio do Pacaembu, Guarujá, Jardim Europa, o eixo Berrini (rua Funchal, avenida Chucri Zaidan e avenida Berrini) e Campos do Jordão foram algumas outras partes da cidade e do estado que também foram contempladas com o SLS. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589