TIM e Microsoft se unem para incentivar startups no Cubo

Acordo prevê acesso a plataforma da Microsoft para startups, à rede 5G e a dispositivos oferecidos pela TIM, além de mentorias e treinamentos.

hub 5g tim no cubo itaú, em São Paulo

A TIM e Microsoft se juntaram para fomentar startups no Cubo Itaú. A parceria prevê a seleção de empresas nascentes e inovadoras para utilizar a plataforma digital Microsoft for Founder Hub. Também terão acesso a dispositivos e serviços da operadora para desenvolvimento de aplicações baseadas em 5G para o mercado corporativo.

“Temos objetivos bastante claros em nossa atuação no Cubo: nos aproximar das startups, fomentar novos projetos e iniciativas 5G, identificar novos parceiros com potencial de negócios, novas tecnologias e assim, ampliar a presença da TIM em diferentes mercados. Temos parcerias estabelecidas com startups que já atuam na TIM ou em clientes, e nosso foco sempre foi investir em soluções que geram novos negócios para todos”, explica Renato Ciuchini, VP de Novos Negócios e Inovação da TIM Brasil.

As empresas serão selecionadas por TIM e Microsoft nos eventos Innovation Day, que acontecem frequentemente no Cubo, em busca de inovações para uso da tele. Neste ano, diferentes áreas de negócio da TIM já foram contempladas com soluções e parceiros de Inteligência Artificial, APIs e 5G.

As startups contarão com um pacote completo de soluções em nuvem, avaliação do ambiente e ferramentas para mapeamento de infraestrutura, mentoria com um time dedicado a startups e executivos da Microsoft Brasil.

“Queremos apoiar a evolução do segmento de telecomunicações no país e alavancar o potencial do 5G para criar inovações, ainda mais nesta nova era da Inteligência Artificial. Temos muitas empresas com ideias promissoras e nosso objetivo é auxiliar esses negócios a se desenvolverem com o apoio da tecnologia”, comenta Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.

Presente no Cubo Itaú desde 2019, a TIM inaugurou ano passado um espaço dedicado ao 5G. Em novembro, fez seu primeiro chamamento 5G no Cubo, selecionando 8 startups voltadas para o agronegócio. Estas empresas poderão realizar testes de soluções em um dos clientes B2B da TIM no setor, além de contar com suporte da área de tecnologia da operadora para melhor utilização da rede móvel.

TIM aposta em inovação aberta

Entre 2022 e 2023, foram contratadas mais de 30 startups associadas ao hub na TIM, atendendo necessidades de diferentes diretorias da companhia como Legal, RH, Sales, Cybersegurança, Compras, Logística, Rede e TI, entre outras.

O processo de seleção das startups conta com pitches ou apresentações, feitas pelas startups, e avaliação da capacidade de solucionar desafios dos clientes TIM, inclusive para parcerias B2B.

A TIM também promove encontros com empresas de grande porte no Cubo, as chamadas Jornadas de Inovação, mostrando os resultados conquistados a partir da adoção de soluções oriundas de startups.

Além dos projetos realizados no Cubo, a operadora possui há seis anos um processo de inovação aberta envolvendo também as incubadoras AgTech Garage e Distrito; startups em fase de aceleração, centros de pesquisa e desenvolvimento como Instituto VIRTUS (Campina Grande – PB), PUC-RJ, USP e INATEL (Santa Rita do Sapucaí – MG), indústrias e governos.

Neste ano, lançou o Lab Innovation Center, um espaço dedicado ao desenvolvimento de inovação aberta para o mercado brasileiro de telecomunicações. Em uma área de aproximadamente 850 m², o novo TIM Lab está sediado em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, aberto a parceiros e fornecedores que pretendem validar novos softwares, funcionalidades, soluções, tecnologias, serviços e dispositivos. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112