TIM começa a usar faixa de 700 MHz em Rio Verde

Segundo a operadora, a tecnologia LTE-Advanced com agregação de três portadoras já funciona na cidade goiana.

Shutterstock_Gunnar Assmy_4G_LTEA TIM já começou a usar a faixa de 700 MHz na cidade de Rio Verde nesta quarta-feira, 15. Rio Verde foi a primeira cidade do país a desligar os sinais de TV analógica que ocupavam a frequência, liberada para as operadoras móveis. A cidade tem cerca de 207 mil habitantes. A banda será usada para entrega de serviços em LTE (4G).

Segundo a operadora, a ativação usa a tecnologia LTE-Advanced com agregação de três portadoras (3xCA), combinando as frequências de 2,5GHz, 1.800MHz e 700MHz disponíveis na cidade. Com o uso simultâneo das três bandas, a empresa passa a oferecer ultra banda larga móvel na localidade, o que, em teoria, poderia resultar em velocidades de 300 Mbps.

A TIM adquiriu o direito de operar nessa frequência após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em janeiro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição, em todo o Brasil.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10523