TIM ativa a frequência de 700MHz em mais oito cidades de SP

Moradores de Suzano, Embu, Taboão da Serra e mais cinco municípios recebem o sinal de quarta geração na frequência de 700 MHz, liberado após o desligamento do sinal analógico

A TIM ativou começou a usar a frequência de 700 MHz, faixa liberada após o desligamento do sinal analógico de TV aberta, nas cidades de Cotia, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Itu, Jandira, Salto, Suzano e Taboão da Serra. Conforme a companhia, com o uso da frequência, deve haver aumento da área de cobertura e da velocidade de troca de dados para clientes que usem celulares compatíveis.

“Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração nos ambientes fechados, como shoppings e restaurantes” explica Gabriel Lago, gerente de rede da TIM São Paulo.

Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já operam na frequência 700 MHz. A operadora tem autorização para usar a frequência em 1.284 municípios, sendo 24 capitais incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Até 2020, a empresa pretende chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana e ativando a faixa em todas essas localidades.

A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Anatel em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição. A TIM ativou o serviço 4G em 145 cidades paulistas, alcançando 100% dos municípios do estado neste ano com a tecnologia. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10510